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A IA vai dominar o relacionamento com os seus clientes? [ionsistemas]

A IA vai dominar o relacionamento com os seus clientes?

É inegável que a inteligência artificial (IA) está ganhando cada vez mais espaço nas empresas. De softwares de gestão empresarial ao atendimento por chatbots em sites e redes sociais, ela marca presença em praticamente todos os setores de uma organização.

Só para você ter uma ideia, de acordo com a Forbes Advisor, 56% das empresas utilizam a IA no atendimento ao cliente.

Ao desmembrarmos esses dados, descobrimos que 46% das empresas empregam essa tecnologia na gestão do relacionamento com o cliente, 47% usam assistentes virtuais e 40% na gestão de inventário de produtos.

Além disso, a inteligência artificial também é empregada para sugerir produtos (33%), segmentar públicos (24%) e otimizar e-mails (64%).

Como você pode ver, são muitas tarefas que antes eram feitas por ser humanos. Algumas delas, inclusive, seriam inviáveis se não houvesse a intervenção da IA, como a sugestão de produtos de acordo com o perfil de cada cliente, por exemplo.

Mas será que a IA também vai dominar o relacionamento com os seus clientes? Continue a leitura e descubra!

IA no relacionamento com o cliente

A Forbes Advisor nos mostra que a inteligência artificial já está bastante ativa no relacionamento com o cliente.

Os chatbots estão presentes em 73% das conversações entre marca e consumidores e os e-mails personalizados com o auxílio da IA permeiam 61% das empresas.

Além disso, 55% das organizações usam tecnologias de machine learning para recomendar produtos e 46% para fazer publicidade personalizada.

Até os telefonemas já contam com recursos de IA, com 36% das empresas usando esse tipo de ferramenta.

Em outras palavras, a IA já faz parte do dia a dia de representantes de vendas e, daqui por diante, estará cada vez mais presente.

Mas será que ela vai ser capaz de substituir as pessoas da sua equipe?

Relacionamento com clientes e o papel do representante de vendas

De acordo com a McKinsey, 30% das atividades laborais poderão ser automatizadas até 2030, especialmente em virtude dos desdobramentos da IA Generativa. Isso significa menos tarefas operacionais, portanto, maior produtividade no que se refere a processos repetitivos e burocráticos.

Com mais tempo no dia a dia, os profissionais de vendas terão mais tranquilidade para realizar visitas, ouvir as demandas dos clientes e pensar novas estratégias de relacionamento.

Mais do que isso, os representantes de vendas poderão adotar uma nova abordagem, onde a personalização do atendimento exercerá um papel fundamental. Sabe por quê?

À medida que mais e mais empresas adotam a IA no relacionamento com o cliente, essas tarefas mais corriqueiras deixarão de ser diferenciais. Todas as organizações farão um atendimento ágil e eficiente por chatbot, por exemplo.

Contudo, nem todas terão um time de vendas focado em gerar mais valor para cada cliente de acordo com o seu perfil. A qualidade das informações, do atendimento e do relacionamento humano serão os maiores diferenciais.

Percebe como não haverá uma substituição de mão de obra, mas sim uma verdadeira transformação na forma como as empresas se relacionam com os clientes?

E como você pode aproveitar essa nova etapa do relacionamento com seus clientes? É o que veremos a seguir.

Como integrar a inteligência artificial à sua gestão de relacionamento com o cliente

A adoção de inteligência artificial nos processos de vendas, assim como no relacionamento com o cliente, deve estar alinhada a uma estratégia maior.

Nesse sentido, a primeira pergunta a se fazer é: por que usar a IA no relacionamento com o cliente? Quais são os objetivos que você deseja alcançar com isso?

Já tem a resposta? Então vamos ao que você pode fazer para começar a implementar a IA no relacionamento com seus clientes:

Automatize fluxos de trabalho

Uma das primeiras coisas que você pode fazer para otimizar o trabalho de vendas com a ajuda da IA é automatizar os fluxos de trabalho.

Você pode, por exemplo, emitir pedidos online de forma ágil, montar mix de produtos personalizados, enviar ofertas customizadas de acordo com o perfil de cada cliente, entre outros.

Também pode automatizar o envio das informações de pedidos para o financeiro, acelerando a emissão de notas fiscais, a ordem de separação de produtos no estoque e até acionando parceiros logísticos de forma totalmente integrada.

Tudo isso se reflete em uma imagem de eficiência e qualidade para o cliente, que percebe mais valor no relacionamento com a sua empresa.

Surpreenda com classe

Quando você investe em relacionamento com o cliente, dedica tempo para conhecer seus gostos e comportamentos. Assim, pode desenvolver uma comunicação mais assertiva e personalizada, o que leva a um vínculo mais profundo com seus consumidores.

Nesse sentido, enquanto a IA faz o trabalho de analisar centenas de milhares de interações e identificar quais são os produtos que mais dão match com cada cliente, seu time de vendas se dedica a apresentar esses produtos de forma atraente.

Forneça um autoatendimento inteligente

Não é novidade que 75% dos compradores B2B preferem percorrer a jornada de compras sem a intervenção de um representante de vendas. Em outras palavras, eles preferem autonomia.

Você pode oferecer esse conforto através de ferramentas como FAQs inteligentes e chatbots, que auxiliam os clientes na jornada de compra de forma simples, direta e sem comprometer o tempo do seu time de vendas.

Se houver necessidade de uma comunicação mais complexa, o cliente pode ter a opção de falar com um consultor de vendas a qualquer momento e assim concluir sua experiência de compra da maneira como julgar melhor naquele momento.

Aumente a felicidade dos seus clientes

Quanto mais conhecemos uma pessoa, maior é nossa capacidade de prever o que ela vai gostar, certo? Mas quando transportamos essa ideia para uma empresa com centenas de clientes, fica difícil conhecer todos dessa maneira tão profunda.

Com a ajuda da IA, você conquista a capacidade de analisar dados estruturados e não-estruturados em tempo real e extrair relatórios detalhados de comportamento e preferências.

A partir desses dados, pode identificar rapidamente o que faz seus clientes felizes — como um e-mail de aniversário ou um cupom de desconto — e assim surpreendê-los a cada nova interação.

Quer saber o que mais a IA pode fazer para melhorar o relacionamento com seus clientes? Entre em contato com a gente hoje mesmo e conheça as soluções da ION!

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