fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Ion   /  5 dicas de gestão para atacadistas e distribuidores

5 dicas de gestão para atacadistas e distribuidores

15-DICAS-P-EQUIPESPara fidelizar um cliente no setor atacadista distribuidor, não basta oferecer produtos de qualidade a preços razoáveis. A excelência no atendimento é, atualmente, um dos critérios adotados pelos clientes para voltar a um fornecedor. A tecnologia da informação, por sua vez, permite que o atacadista aprimore suas operações e inove em seus processos. Complexo e dinâmico, esse cenário exige novas adequações para que o atacadista mantenha sua empresa lucrativa. Aprenda 5 dicas de como gerir um negócio de atacado.

1 – Elimine falhas
Adote tecnologias, como códigos de barras ou o RFID para garantir que, assim que os produtos derem entrada no estoque, estes sejam registrados e posteriormente monitorados durante toda a cadeia de suprimentos. Assim, evita-se a perda de itens por roubo, extravio, erros de registro, data de validade, entre outros.

2- Utilize todo o potencial da tecnologia
Os ERP – sistemas de gestão empresarial – permite à sua empresa controlar todos os processos do atacado, como compras, logística, vendas, expedição, WMS, controle de estoque, faturamento, comissões para vendedores e e-commerce. Com ele você pode gerenciar os recursos da empresa a partir de um só ambiente, garantindo a confiabilidade das informações, facilitando a identificação de oportunidades de redução de custos e agilizando tomadas de decisões.

Guia de Automação de vendas do Setor Atacadista DistribuidorPowered by Rock Convert

3- Reduza o impacto do estoque
A fim de manter um fluxo de caixa sempre saudável, o atacadista deve gerir o estoque de mercadorias de maneira estratégica. Gerencie o prazo médio de estocagem de produtos com eficiência, acompanhe de perto o giro dos itens e calcule níveis de armazenagem tanto mínimo quanto máximo. Assim, evita-se perdas de vendas por falta de produtos ou despesas extras por causa de excessos.

4 – Otimize a margem de contribuição
A lucratividade nas vendas em atacado pode ser maior ou menor em função de vários fatores, como item vendido, rota usada na entrega e distâncias percorridas. A gestão eficiente no atacado, portanto, implica também o cálculo preciso da margem de contribuição das operações. Desta maneira é possível avaliar quais delas cobrem despesas e geram o retorno necessário ao negócio.

5 – Encante o cliente
O serviço ao cliente deve ser priorizado não só por varejistas, mas também pelos atacadistas. Atenda seu cliente com atenção e cordialidade. Cumpra todas as promessas feitas, especialmente prazos, o que exige excelência operacional na logística e nos processos. Uma sugestão para alcançar esse objetivo é oferecer comissões e bônus para funcionários e equipes que atinjam suas metas.

O aplicativo ION Vendas ajuda na gestão de negócios de atacados, tornando processos logísticos mais rápidos e eficientes. Integrado com seu ERP, o aplicativo armazena as informações na nuvem, tornando a atualização de estoque e o status do pedido mais rápida e prática. Para saber mais sobre o ION Vendas, ENTRE EM CONTATO COM UM DE NOSSOS CONSULTORES.

Powered by Rock Convert
Melhor força de vendas.Powered by Rock Convert
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!