Planejamento estratégico de vendas para 2026: o que não pode faltar
Você ainda está trabalhando no seu planejamento estratégico de vendas para 2026? Não se preocupe, muitas pessoas deixam essa etapa para janeiro, quando o fervor das festas de final de ano já passou e a atenção está 100% concentrada em atingir metas.
Mas isso não significa que dá para estender mais as decisões que vão orientar seu time ao longo de todo o ano. Por isso, neste artigo trouxemos o que não pode faltar no seu planejamento de vendas este ano:
Comece com um bom diagnóstico
O primeiro passo para fazer um planejamento estratégico de vendas que faça seu atacado e distribuição crescer em 2026 é entender como foi 2025. Ou seja, levantar dados e realizar um diagnóstico sobre o que deu certo e o que deu errado no ano anterior.
Alguns questionamentos que você pode levantar junto ao seu time comercial:
- As metas foram atingidas? Se sim, quais foram as estratégias que deram mais certo? E quais não foram bem-sucedidas?
- De onde vieram as melhores oportunidades? Existe um perfil de cliente que se destacou? Ou um segmento de mercado que surpreendeu em compras?
- Como foi a performance de cada representante de vendas? O que os melhores vendedores fizeram que os outros não fizeram?
Essas são apenas algumas perguntas que você pode fazer junto com seu time para entender como replicar os sucessos este ano e como evitar os erros.
Revise o alinhamento entre vendas e estratégia de negócios
O segundo ponto a considerar no planejamento estratégico 2026 é se a estratégia de vendas está alinhada com os objetivos estratégicos do atacado e distribuição para os próximos anos. Esse eixo norteador é fundamental para que você possa gerar resultados reais e prová-los para a sua diretoria.
Se necessário, sente-se com a diretoria para conversar sobre os caminhos que estão sendo desenhados para o atacado e distribuição e compreender o que eles esperam das vendas. Afinal, quanto maior o alinhamento, menos obstáculos você terá para mostrar os resultados.
Tome decisões baseadas em dados
Hoje em dia, é impossível falar em planejamento estratégico sem a capacidade de analisar dados e tomar decisões com base neles. Isso porque os dados gerados ao longo de toda a interação da sua marca com os clientes podem revelar novas possibilidades de crescimento.
Com base em análises preditivas, você pode detectar tendências e comportamentos de compradores. Assim, tem em mãos informações preciosas para modelar novas formas de relacionamento, políticas comerciais mais personalizadas e até montar novos mixes de produtos.
Já com análises prescritivas, você tem em mãos orientações precisas sobre como vender mais e melhor.
Defina metas coerentes com o cenário atual
A empolgação de começo de ano pode levar ao estabelecimento de metas irreais, conduzindo seu time e a sua estratégia ao colapso em apenas alguns meses. Por isso, o diagnóstico e a análise de dados são fundamentais.
As metas de vendas devem ser coerentes com o crescimento do seu atacado e distribuição nos últimos anos e uma análise crítica sobre qual é a capacidade de crescimento em 2026.
O equilíbrio é atingido quando as metas de vendas conciliam os objetivos estratégicos da organização e um desafio possível de ser vencido pelo time de vendas.
Transforme estratégia em tática e operação
Depois de entender os objetivos do negócio, o próximo passo é transformá-lo em táticas de vendas e, em seguida, em uma operação que conduza aos objetivos definidos.
Isso requer um entendimento aprofundado sobre o mercado, as principais táticas de vendas usadas pela concorrência e também o que vem surgindo no horizonte em termos de inovação.
Além disso, exige que você compreenda como se dão os processos internos, da captação de leads à conversão de clientes. Mas por que tudo isso?
Para que você possa criar um ecossistema de vendas tão poderoso quanto seu time comercial para alavancar os resultados.
Compartilhe responsabilidades
É bastante comum encontrarmos times de vendas sem uma visão real do que é esperado deles, apenas orientações superficiais sobre metas e performance.
Esse tipo de atitude mina a confiança da equipe e impede que as pessoas se comprometam verdadeiramente com os resultados. Portanto, reúna seu time para debater as metas e traçar estratégias de vendas.
Lembre-se de definir quais são as responsabilidades de cada pessoa e de comunicar o que você espera de cada uma delas.
Você pode usar ferramentas de gestão de performance para acompanhar o desempenho da equipe e agir proativamente na orientação de condutas, negociações e até mudança de comportamentos.
Identifique ferramentas e recursos necessários
O planejamento estratégico de vendas também precisa considerar as ferramentas de apoio necessárias para que o seu time alcance os resultados esperados.
CRM, automação da força de vendas, ferramentas de pagamentos instantâneos, entre outras tecnologias, são uma obrigação para quem deseja crescer em vendas. Mas não para por aí.
Você pode querer supervisionar sua equipe em tempo real para orientá-la ou até mesmo para monitorar as metas de vendas. Também pode querer ter uma visão mais pormenorizada dos produtos mais vendidos para ajustar ofertas em seu e-commerce.
Monitore resultados e ajuste seu planejamento estratégico de vendas
Por mais que o planejamento estratégico de vendas seja um documento norteador para o ano todo, ele não é estático.
Você pode atualizá-lo sempre que necessário para otimizar resultados e adequar suas ações segundo o contexto econômico e comercial do seu atacado e distribuição. Para tanto, não deixe de monitorar os resultados por meio de ferramentas confiáveis.
Quer superar metas e escalar resultados de vendas em 2026? Saiba como a Inteligência Artificial pode te ajudar!
Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela Évelim Wroblewski .
![[RC] Post – Da venda à entrega: como tornar seus processos mais ágeis e confiáveis](https://www.ionsistemas.com.br/wp-content/uploads/2021/07/CTA_Da-venda-a-entrega-como-tornar-seus-processos-mais-ageis-e-confiaveis_02.png)