Você está pronto para ser um líder comercial? Saiba como evoluir na carreira.
Trabalhar com vendas traz desafios diários que podem ser superados com astúcia, estratégia e uma boa dose de oratória. Mas para evoluir na carreira, não basta apenas saber vender. Você precisa de uma visão mais abrangente, que abarque não só os seus resultados, mas, principalmente, os da sua equipe.
E trabalhar em equipe traz inúmeros outros desafios que nem todo mundo está preparado para assumir. Por isso, neste artigo, vamos te ajudar a dar os próximos passos na carreira e se transformar em um líder comercial. Pronto para a próxima etapa da sua vida?
Líder comercial: mais do que vender, inspirar pessoas
A carreira em vendas é construída com base no desenvolvimento de talentos voltados à persuasão, negociação e atingimento de metas. Muitas vezes, isso leva a uma visão mais individualista sobre carreira, sucesso e resultados.
Tornar-se líder comercial, por outro lado, exige uma visão mais abrangente, que abarca não só você, mas todo o seu time. Também requer a capacidade de reconhecer os talentos dos demais e saber coordenar essas habilidades de forma a extrair o que há de melhor da equipe.
Enquanto seu time se prepara para atingir metas, você descobre como inspirar essas pessoas a darem o seu melhor e cria formas de recompensá-las pelo seu esforço. Ou seja, trata-se muito mais de conhecer os sonhos, desejos e necessidades de quem trabalha com você do que propriamente ter um discurso de vendas na ponta da língua.
Pare de executar e comece a planejar
Outra característica essencial para quem deseja se tornar líder comercial é a habilidade de planejamento. É muito comum que, com a carga de trabalho diária, sejamos consumidos pela execução de tarefas. Contudo, quem lidera precisa orientar caminhos e, para isso, deve planejar o futuro.
O planejamento estratégico comercial começa com um entendimento profundo sobre os produtos ou serviços que você representa, bem como o mercado no qual está inserido.
Também requer a habilidade de desenvolver políticas comerciais condizentes com o segmento de atuação, visando manter a vantagem competitiva frente aos concorrentes sem perder margem de lucro.
Para tanto, você precisa estar a par das políticas comerciais dos concorrentes, o que exige um constante benchmarking. Também requer um alinhamento estreito com os objetivos da organização que você representa, assim como com as estratégias de marketing realizadas.
Opere com dados, não com achismos
Muitos vendedores ainda se gabam de seguir a intuição e com isso fechar grandes negócios. E não há problema algum nisso. A grande questão é que os dados ajudam a reduzir riscos e aumentar as chances de oportunidades que a intuição talvez não perceba.
Diante disso, uma das premissas básicas para quem deseja assumir a posição de líder comercial é saber como extrair máximo valor dos dados, obtendo insights que possam orientar as estratégias comerciais.
É claro que você não precisa se debruçar em planilhas de excel. Já existem muitas tecnologias que auxiliam na coleta, processamento e análise de dados, entregando previsões bastante precisas.
Com uma ferramenta de automação da força de vendas, você ganha escalabilidade nas ações e reduz o trabalho operacional da sua equipe. Se essa ferramenta estiver integrada a um dashboard analítico, fica ainda mais fácil analisar resultados.
Se você quer se tornar um líder comercial de verdade, daqueles que guiam pelo exemplo e tomam decisões com segurança, o ION Supervisor te dá a visão que você precisa para liderar com clareza. Com ele, você consegue acompanhar seu time em tempo real, entende o que está acontecendo em cada negociação e pode agir rapidamente quando é necessário ajustar a rota. Com a ferramenta certa, você lidera baseado em dados.
E se tudo isso puder contar com a velocidade e capacidade de análise da inteligência artificial, seu poder de análise e ação se torna ainda maior.
Entregue valor, não cobranças
Existe uma grande diferença entre se tornar um cobrador de resultados e um líder comercial. Enquanto o primeiro foca nas críticas e nas falhas da equipe, o segundo assume um papel de facilitador de processos, entregando mais valor para o time.
Isso significa que você se torna um ponto de apoio para os demais representantes de vendas, auxiliando-os em suas dificuldades e abrindo caminhos para que eles possam exercer seu pleno potencial.
Adotar essa postura exige reduzir sua necessidade de brilhar sozinho e passar a refletir o brilho para quem trabalha com você. Também requer a capacidade de articulação com outros setores, a fim de facilitar a dinâmica do time de vendas no acesso a informações e recursos.
Comunique-se de forma clara
A comunicação é essencial para manter um ambiente de trabalho produtivo e sinérgico. E quando se trata de liderança comercial, ela deve ser o seu braço direito. Isso porque a comunicação é a ponte para estabelecer uma relação de confiança com as pessoas que você lidera.
Além disso, ao comunicar-se de forma clara, transparente e assertiva, você reduz os ruídos que podem interferir no desempenho da sua equipe. Também faz com que seu time saiba exatamente para onde está indo, o que traz mais segurança na tomada de decisão.
Desenvolva a escuta ativa
Além de se comunicar bem, você precisa exercitar a escuta ativa. Ou seja, ouça mais o seu time, mesmo quando as pessoas não estão falando diretamente com você.
Prestar atenção a questões como queda de desempenho, desmotivação, comentários feitos em momentos de descontração e, claro, aos feedbacks que são dados constantemente pela sua equipe é essencial para sanar problemas antes que eles se tornem graves.
Desenvolva habilidades humanas e treine seu time
Liderar equipes é muito mais sobre conhecer seres humanos do que dominar técnicas. Portanto, se você deseja ser um líder comercial, comece desenvolvendo habilidades humanas.
Empatia, colaboração, compartilhamento de conhecimento, mediação de conflitos, comunicação interpessoal, entre outras competências, podem ser o diferencial que você precisa para assumir a liderança de um time comercial.
Mas não basta você ter essas competências. É necessário capacitar seu time para que ele também se desenvolva, a fim de formar uma equipe de alta performance, capaz de se autogerenciar mesmo sem a sua presença.
Agora que você já tem os primeiros passos para se tornar um líder comercial, não deixe de conferir como construir um time de vendas mais engajado!
Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela Évelim Wroblewski .
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