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Vendas 24 horas: colocando seu atacado no piloto automático [ionsistemas]

Vendas 24 horas: colocando seu atacado no piloto automático

À medida que as ferramentas digitais se diversificam, as empresas B2B ganham cada vez mais aliados nas vendas, como os e-commerces específicos para empresas de atacado e varejo.

Essas plataformas permitem expandir mercados, chegar a novos clientes rapidamente e criar uma verdadeira máquina de vendas 24 horas por dia. Afinal, com uma plataforma digital de vendas você mantém seu negócio em funcionamento sem pausas.

Só para você ter uma ideia, a previsão é de que em 2024 o e-commerce B2B atinja 2 trilhões de dólares de faturamento.

E não é para menos: 70% dos tomadores de decisões afirmam estarem prontos para realizar compras online de até 500 mil dólares. Tudo isso sem a necessidade de intervenções de representantes de vendas.

Mas, para que você possa aproveitar essa onda de confiança no mercado digital B2B, precisa estar preparado para realizar vendas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Comércio eletrônico para empresas de atacado e varejo: vale a pena investir?

Com tantas plataformas de marketplace, como Amazon, Submarino, etc, fica a dúvida: vale a pena investir em um e-commerce próprio? Se esta é a sua dúvida, aqui vão alguns bons motivos para fazer este investimento:

Fortalecimento da marca

Uma das grandes vantagens de se investir em uma plataforma de vendas online própria é fortalecer sua própria marca na web. Afinal, com um bom trabalho de marketing digital, você pode atrair tráfego qualificado para o seu e-commerce e assim vender mais em menos tempo.

Além disso, à medida que as pessoas descobrem seu e-commerce B2B, recorrem diretamente a ele quando precisam realizar compras. Ou seja, a jornada de compra se torna mais rápida e assertiva, o que se traduz em menos gastos com captação de clientes.

Disponibilidade 24/7

Outra vantagem indiscutível de se ter uma plataforma de vendas online para atacado e varejo é a disponibilidade 24/7. Em outras palavras, você passa a vender a qualquer hora, em qualquer lugar.

E essa é uma das grandes demandas dos clientes B2B, pois 7 a cada 10 compradores corporativos consideram mais cômodo comprar online. Além disso, eles afirmam que essa modalidade de compras permite que eles tomem decisões com mais tempo.

Crescimento exponencial

A internet rompe barreiras geográficas e permite que a sua empresa expanda os negócios com mais facilidade. Isso resulta em crescimento de vendas e novas oportunidades para abraçar nichos de mercado não trabalhados antes.

De acordo com a McKinsey, 18% da receita das empresas B2B vêm do comércio eletrônico. E existe espaço para um crescimento ainda maior. Tudo depende da construção de uma experiência de compra integrada e hiperpersonalizada.

Relacionamento direto com o cliente

Muitos atacadistas e distribuidores dependem da mediação de terceiros para chegar aos clientes certos, o que pode alongar a jornada de compra e até mesmo encarecer todo o processo de vendas, fazendo com que os produtos cheguem com preços mais elevados ao mercado.

Mas, se você aposta nas vendas 24 horas por dia para chegar aos seus clientes finais, pode reduzir custos operacionais. Além disso, também garante maior fidelidade à sua missão e valores, já que é o seu time que está em constante contato com os clientes.

Redução de custos de infraestrutura

Ter um showroom físico ou mesmo uma loja física para que seus clientes vejam os produtos in loco pode demandar altos investimentos com infraestrutura.

Um e-commerce bem elaborado, por outro lado, permite que você mostre aos seus clientes toda a sua linha de produtos sob diversos ângulos, com a possibilidade de fotos e vídeos que ajudam na exibição.

E mais: com uma infraestrutura que pode ser acessada 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer lugar do mundo.

Agora que você já tem ideia de alguns benefícios do comércio eletrônico, como dar os primeiros passos para desenvolver essa infraestrutura no seu atacado e distribuidor?

Vendas online no atacado e distribuição: por onde começar

Sabemos que investir em tecnologia de ponta para destravar suas vendas 24 horas por dia é uma grande decisão. Por isso, começamos este artigo apresentando os benefícios desse investimento.

Agora, vamos à prática. Pode onde você deve começar a estruturar suas vendas digitais?

Escolha uma plataforma segura

O primeiro e mais importante passo para começar a vender online no atacado e varejo é a escolha da plataforma de vendas. Neste momento, é importante considerar tanto o front end quanto o back end, ou seja, a parte visível para os clientes e a infraestrutura interna.

O front end é a estrutura que dá suporte à jornada do cliente no seu e-commerce. Da página principal às páginas de produtos, passando pelo checkout e plataforma de pagamentos.

Já o back end corresponde à estrutura interna que se conecta aos seus processos para dar seguimento aos pedidos dos clientes. Ele envolve processamento dos pagamentos, gatilhos para emissão de notas fiscais, separação dos produtos no estoque, envio e monitoramento de entrega, entre outros.

Confira as integrações necessárias

Depois de escolher a plataforma de e-commerce, o próximo ponto é verificar quais são as integrações necessárias para automatizar o maior número de processos possíveis.

Verifique a integração com o seu software de automação da força de vendas, CRM, ERP, automação de marketing e gestão logística. Lembre-se, ainda, de conectar sistemas de gestão financeira e contabilidade, a fim de facilitar o trabalho desses times na hora de consolidar toda a informação.

Personalize a experiência de compra

A experiência do consumidor dentro do seu e-commerce faz total diferença nos seus resultados. Só para você ter uma ideia, atualmente, 70% dos compradores B2B são Millenials. Isto é, pessoas tão habituadas ao universo digital que esperam experiências únicas de compra.

Nesse sentido, convém ter um cuidado adicional à forma como as pessoas navegam pelo seu e-commerce atacadista, como os produtos são apresentados e a facilidade de finalizar as compras.

Botões como “compre em 1 click”, por exemplo, compartilhamento facilitado de itens para que outras pessoas auxiliem no processo de escolha e e-mails transacionais informando a movimentação dos produtos até a entrega são algumas sugestões de recursos que não podem faltar.

Analise dados de forma consistente

A hiperpersonalização da experiência do consumidor B2B, bem como a antecipação às necessidades dos seus clientes só pode ser conquistada através de uma análise de dados consistente.

Portanto, nossa última dica para fomentar suas vendas 24 horas por dia é investir em tecnologias que forneçam uma visão integrada do seu negócio em tempo real.

Somente com as informações corretas você terá condições de promover um atendimento diferenciado aos seus clientes e munir sua equipe de dados que auxiliem na tomada de decisão.

Além disso, lembre-se que, para oferecer uma experiência única de compra, você precisa desenvolver uma comunicação omnichannel!

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