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Tipos de vendas: conheça os principais para usar na sua empresa

Você sabe quais são os tipos de vendas que a empresa atua ou pode atuar? Independentemente do segmento de um negócio, ele sempre estará focado e realizando vendas, sejam elas de serviços ou de produtos. À vista disso, é imprescindível conhecer os modelos de vendas mais comuns e que podem ser aplicados ao seu negócio, de maneira que você possa traçar estratégias e processos eficientes.

O mercado está cada vez mais competitivo, fator esse que requer muita maturidade de gestão. Então, para que você possa treinar a sua equipe e dominar as particularidades da sua empresa, confira, a seguir, quais são os tipos de vendas mais comuns e suas características e saiba mais!

Venda direta

A venda direta é o tipo mais comum de venda que você encontrará no mercado. Esse modelo é caracterizado por um conjunto de vendedores, que são chamados de pequenos empreendedores, para comercializarem os produtos ou serviços porta a porta ou por outros meios.

Um dos exemplos mais claros desse tipo de venda é a revendedora, como Avon, Mary Kay, Herbalife e outros. No universo dos atacadistas e das indústrias, a venda direta é feita de maneira ativa, ou seja, quando uma equipe treinada e qualificada busca por clientes via telefone, e-mail ou também porta a porta.

Para isso, independentemente da abordagem, é preciso argumentar e focar nas necessidades dos seus consumidores, de modo que seja possível alinhar os seus produtos ou serviços às expectativas. Sendo assim, são técnicas voltadas para o mercado B2C (business to commerce), ou de empresa para consumidor.

Venda corporativa

Entre os tipos de vendas que não podemos deixar de citar está a comercialização corporativa. Nesse modelo, também conhecido como B2B (business to business), as empresas são altamente competitivas e caracterizadas pela relação entre elas.

A venda corporativa é um grande desafio para as corporações, pois é preciso concretizar negócios com uma pessoa jurídica, o que não é tarefa fácil. Portanto, esse tipo de venda requer estratégias de níveis elevados, uma vez que as negociações entre empresas vão além de técnicas básicas e tradicionais.

Outra particularidade que diferencia a venda corporativa dos outros tipos de vendas é a racionalidade. Aqui, nada é feito considerando o lado emocional, pois, quando uma organização decide adquirir qualquer tipo de produto ou serviço, já foram feitos estudos e análises racionais para chegar a essa decisão.

Para que esse processo de comercialização seja feito de maneira eficiente e gere resultados positivos para a sua empresa, é imprescindível que se tenha uma equipe de vendas muito bem-treinada, qualificada e que entenda, a fundo, sobre o mercado, a concorrência, as principais técnicas de vendas e, principalmente, sobre os produtos e serviços oferecidos.

Venda consultiva

Entre os tipos de vendas mais conhecidos e adotados no mercado, temos a comercialização consultiva. Como o próprio nome já nos indica, esse modelo é caracterizado pela ação de um vendedor como consultor.

Esse processo de consultoria é feito com o objetivo de investigar e entender as necessidades e preferências do consumidor, de maneira que o posicionamento da empresa possa atendê-lo da melhor forma.

Para essa estratégia de vendas, o consultor precisa tomar partido de uma postura de verdadeiro especialista, ou seja, deve dominar o mercado, os produtos e serviços relacionados à sua empresa.

Portanto, a venda consultiva não tem o intuito único de vender — apesar de esse ser o objetivo —, mas também de instruir e de entender o momento e fazer um diagnóstico do seu consumidor. Para ter sucesso nesse método, é importante que:

  • identifique o perfil dos potenciais clientes;
  • crie uma conexão com o consumidor;
  • tenha curiosidade e interesse de entender o lead (potencial cliente);
  • desenvolva projetos diferenciados para cada necessidade e perfil;
  • não foque apenas nas vendas, mas pratique a empatia.

Venda casada

A comercialização e negociação casada também é um dos tipos de vendas, porém tem a diferença de ser proibida aqui no Brasil. Esse fato se dá em razão de esse tipo de método ser antiquado, reprovado e até mesmo antiético.

A venda casada se dá quando uma empresa ou um consultor atrela a venda de um produto ou serviço a outro que não seja do interesse do cliente, mas que, para fechar a compra com as dadas condições, é preciso levá-lo também. Ou seja, quando se cria uma obrigação em adquirir algo.

São exemplos práticos disso e que podem passar despercebidos na nossa rotina: a venda de cartão de crédito somente com seguro e a consumação mínima em bares e restaurantes.

Apesar de ser uma prática proibida pelo Art. 39 do Código de Defesa do Consumidor, ainda é muito comum encontrar empresas que fazem esse tipo de negócio, principalmente quando disfarçam a venda casada com as palavras “promoção” e “combo”.

Prefira sempre mostrar os benefícios dos seus serviços e produtos de maneira separada e sem segundas intenções, pois assim estará agregando valor à sua empresa e não tentando se dar bem inadequadamente.

Venda consignada

Para a empresa que precisa aumentar os níveis de vendas, mas sem investir muito, a venda consignada pode ser a opção. Esse tipo de estratégia acontece quando um cliente ou uma empresa fica com algum produto para fazer a comercialização dele, recebendo uma comissão por cada item vendido.

Esse tipo de venda também é muito utilizado para se diminuir os riscos de prejuízos, pois o vendedor somente será recompensado por aquilo que for vendido, e as mercadorias não comercializadas são devolvidas.

Por essa razão, também é um dos modelos de venda indicado para os pequenos empreendedores e aquelas empresas que não têm muito espaço para estoque. No entanto, como nem tudo são flores, é preciso levar em consideração os custos de logística, que são resultado da distribuição dos produtos e do recolhimento daqueles que não foram vendidos.

Os variados tipos de vendas precisam adequar-se às características, ao porte e às necessidades da sua empresa. São diferentes modelos de venda que atuam por meio de estratégias, mas que o objetivo é só um: vender. Portanto, estude as suas opções e seus investimentos disponíveis e conte com uma equipe qualificada.

Agora que já conhece os principais tipos de vendas, confira como um sistema de vendas com integração em ERP pode ajudar a sua empresa a alavancar as vendas.