fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Vendas   /  Descubra como melhorar o TI estratégico para aumentar as vendas!
ti estratégico para aumentar as vendas

Descubra como melhorar o TI estratégico para aumentar as vendas!

Com a transformação digital surgiu uma nova ciência fundamental para as empresas: a Tecnologia da Informação (TI). Assim como há o RH estratégico para a gestão de pessoas, as organizações já podem contar com o TI estratégico para aumentar as vendas e monitorar as soluções e ferramentas de gestão.

Neste artigo, entenda o que é o TI estratégico e como construir um TI eficiente para potencializar os seus resultados. Acompanhe!

O que é TI e quais são os benefícios para as empresas?

A Tecnologia da Informação (TI) é a área responsável pelos recursos tecnológicos das empresas, processamento de informações, gestão e suporte para os sistemas e servidores. Ou seja, o TI é encarregado de todos os processos que envolvem a coleta, compartilhamento, tratamento, acesso e gerenciamento de dados e tecnologias.

De certa forma, todas as operações da sua empresa utilizam algum tipo de dado ou tecnologia, como softwares de vendas, gestão e atendimento. Dentro dessa atuação, o TI estratégico é importante para melhorar a performance do negócio. Com o avanço na complexidade das informações e as mudanças no mercado, é necessário traçar novas maneiras de otimizar processos e revisar estratégias para manter a sua competitividade.

Com isso, o TI estratégico busca essa otimização por meio da tecnologia, de modo que seja possível aumentar a produtividade do negócio, evitar retrabalhos, economizar recursos e reduzir custos. Consequentemente, há um aumento nas vendas e na eficiência da sua empresa. Para que entenda a importância do papel do TI nas organizações, veja quais são os benefícios e reais ganhos de manter uma equipe ou terceirizar uma empresa para essa atuação.

Aumenta a produtividade

Já não é novidade que a automatização de processos é imprescindível. No entanto, se os softwares apresentarem falhas e necessitarem de atualizações, ajustes ou outros procedimentos de manutenção, a produtividade do negócio pode ficar prejudicada, sendo que muitos setores param completamente se o sistema sair do ar.

Nesse sentido, a equipe de TI atua na otimização e no monitoramento de todas essas ferramentas, evitando que o desempenho da empresa caia em razão de problemas nas tecnologias.

Melhora a segurança das informações

A tecnologia é fundamental para qualquer organização, mas quando os dados e informações da empresa não forem administrados com a devida segurança, podem ficar vulneráveis. O vazamento de informações é um problema sério, que pode prejudicar não somente o seu negócio, mas também parceiros, clientes e até mesmo os colaboradores. Tudo isso impacta negativamente na sua reputação.

O TI estratégico, além de aumentar as vendas, é responsável por manter a segurança e o sigilo de todos os dados sobre o desempenho da empresa, contatos, informações financeiras, dentre outros tipos de dado. Dessa forma, a gestão do negócio se torna mais confiável e segura.

Torna a comunicação mais eficiente

Ter canais de comunicação eficientes é decisivo. Isso vale tanto para a comunicação interna — importante para resolver problemas com agilidade e evitar desencontro de informações — quanto para o relacionamento com o cliente, já que você precisa estar onde os consumidores estão.

Guia de Automação de vendas do Setor Atacadista DistribuidorPowered by Rock Convert

Diante disso, o TI ajudará a identificar os melhores meios de comunicação e ferramentas para gerenciar esse fluxo. Também é possível lidar com diversos canais, como redes sociais, e-mails, telefones, assim como traçar ações para trabalhar com o omnichannel, método que proporciona uma melhor integração entre os canais.

Como construir um setor de TI estratégico e eficiente?

Para que o TI seja eficiente, ele precisa estar em constante comunicação com toda a organização. Confira alguns alinhamentos e processos indispensáveis para construir um TI estratégico!

Integre equipes

Para o funcionamento saudável, o seu negócio precisa funcionar de maneira integrada e centralizada, assim como as suas equipes. Quando isso é feito, todos os departamentos atuam de maneira equilibrada e harmoniosa, fazendo com que os processos sejam executados com eficiência, minimizando as falhas. Tudo isso é fundamental para aumentar as vendas e tornar a sua empresa mais competitiva.

Para isso, é necessário ter canais de comunicação eficientes e adotar ferramentas, como a computação em nuvem, para que todos os setores e equipes tenham acesso às informações e dados do negócio de maneira ágil e atualizada. Os sistemas de gestão integrada, como o ERP (Enterprise Resource Planning), também são essenciais.

Conte com uma equipe ou empresa especializada

O trabalho do TI estratégico é bastante específico, e falhas podem prejudicar fortemente o seu negócio. Por isso, é necessário investir em equipes e empresas especializadas. Não adianta colocar gestores ou administradores sem especialização na área para traçar planos e executar tarefas de TI. Portanto, busque os profissionais adequados para evitar problemas.

Invista em um bom software

O TI estratégico está relacionado ao uso eficiente da tecnologia. Além disso, é muito difícil, para não dizer impossível, investir no crescimento da empresa sem adotar o uso de soluções apropriadas. Portanto, você precisa ter bons sistemas para gerenciar as suas operações.

Por exemplo, as suas vendas precisam ser monitoradas desde o momento em que o pedido chega à empresa até a entrega para o cliente. Contudo, nesse processo, diversos setores são envolvidos, como controle financeiro, acompanhamento da sua força de vendas, emissão de notas fiscais e logística.

Portanto, você precisa analisar se as soluções utilizadas atendem à complexidade e volume de informações recebidas e se realmente são eficientes para as suas atividades. Caso contrário, falhas, uso ineficiente de recursos e problemas na comunicação começarão a surgir.

A transformação digital mudou a maneira como as empresas funcionam. Diante disso, a gestão das suas tecnologias se torna indispensável para ter bons resultados. Assim, contar com um TI estratégico para aumentar as vendas é fundamental, já que evita que problemas interfiram no funcionamento saudável das atividades. Nesse sentido, nós da ION Sistemas somos especializados em soluções eficientes e atualizadas para o seu negócio.

Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as nossas soluções por meio de uma demonstração gratuita. Assim você poderá ver como os nossos sistemas e módulos podem ajudar a sua empresa nos diversos processos.

Melhor força de vendas.Powered by Rock Convert
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!