fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Gestão   /  Entenda qual é o papel da TI no mercado farmacêutico
ti e mercado farmacêutico

Entenda qual é o papel da TI no mercado farmacêutico

Você conhece a relação entre setor de TI e mercado farmacêutico? Hoje, a indústria farmacêutica já conta com a tecnologia para garantir tanto a evolução dos negócios, a fim de se encaixar no conceito de indústria 4.0, quanto para assegurar a segurança de dados.

O desenvolvimento tecnológico já alcança todo esse setor e, por isso, já é possível contar com a ajuda de softwares para otimizar toda a cadeia produtiva e auxiliar na redução de custos. Neste texto, nós mostramos um pouco mais dessa relação e como ela influencia diretamente as vendas. Confira!

Maneiras de o setor de TI e o mercado farmacêutico trabalharem juntos

É impossível falar do setor farmacêutico sem incluir a tecnologia no assunto. Isso porque o setor de TI está envolvido em todos os processos industriais, desde o recebimento da matéria-prima para a fabricação de produtos até a entrega ao cliente. Além disso, a tecnologia, quando bem aplicada, é responsável tanto pela agilidade no processo produtivo quanto pela diminuição de gastos.

Como é uma das indústrias mais regulamentadas em todo o mundo, o ramo farmacêutico é conduzido por normas rígidas, a fim de alcançar os maiores padrões de qualidade. Por esse motivo, é preciso investir em sistemas de tecnologia capazes de manter as empresas atualizadas em relação às mudanças constantes de cenário.

A tecnologia também pode auxiliar em questões da rotina dessas instituições. Ela pode atuar no desenvolvimento de novas patentes, na regulamentação — seja de produtos ou serviços — e na sincronia em relação à demanda dos suprimentos, para que seja possível otimizar o inventário e a gestão do estoque.

Outro ponto em que o setor de TI e o mercado farmacêutico podem trabalhar juntos é na aproximação com os clientes de diversos segmentos, de forma direcionada e constante em todos os canais de atendimento e de propagação de informação. Isso faz com que as empresas consigam manter o foco no desenvolvimento de novos produtos que atendam às necessidades do público-alvo.

Mais um exemplo prático encontra-se na criação de aplicativos que auxiliem no bem-estar de pessoas doentes. Pode-se criar um app no qual seja possível que a pessoa descreva como se sentiu alguns dias antes da consulta e que a lembre de tomar os remédios nos horários corretos.

Outra função que pode ser disponibilizada é a de emergência, que é ativada caso o paciente não acesse o app em um determinado período. Além da principal utilidade, que é auxiliar essas pessoas, com o aplicativo, seria possível também coletar dados importantes e, a partir deles, desenvolver medicamentos mais eficazes e estudar melhor as doenças apresentadas.

Papel da gestão de TI no sucesso das vendas do mercado farmacêutico

A gestão de TI nada mais é que a administração de recursos de tecnologia utilizados dentro dos processos de tratamento da informação em uma empresa. Os passos incluídos nessa tarefa envolvem a coleta, o armazenamento, o processamento, a comparação, a seleção e a avaliação de todos esses dados, que serão transformados em informações úteis para diversas tomadas de decisão.

Na indústria farmacêutica, essa gestão pode auxiliar no armazenamento seguro de dados e no compartilhamento de informações essenciais. Tudo isso para que as instituições consigam avançar no desenvolvimento de sistemas mais ágeis de controle e distribuição de medicamentos, por exemplo.

Ainda, é possível citar o uso do Big Data para auxiliar a indústria farmacêutica, pois, com as informações coletadas, é possível fazer uma gestão mais estratégica, ter um controle maior da logística e melhorar o relacionamento com o cliente. Tudo isso se converte em mais vendas para esse setor, que precisa de uma TI mais consultiva, ou seja, uma venda que trabalhe mais com o valor agregado dos produtos e serviços do que com eles em si.

Projetos de TI que podem ser usados na indústria farmacêutica

Agora que você já sabe como o setor de TI e o mercado farmacêutico podem atuar juntos e o papel da gestão da Tecnologia da Informação no sucesso das vendas, precisa conhecer os projetos que podem ser implementados na área farmacêutica, para que ela consiga ser ainda mais bem-sucedida. Confira, a seguir, alguns deles.

Consultoria

O papel da consultoria de TI é auxiliar e assessorar as empresas na implementação de infraestrutura de rede, ambientes de nuvem e instalação e utilização de softwares, além da construção e manutenção de sites. Tudo isso serve para melhorar a produtividade e a eficiência dos processos e serviços dentro da indústria farmacêutica e dá maior segurança, já que todos os passos serão guiados por especialistas.

Elaboração de sistemas

Desenvolver uma metodologia que seja eficaz e eficiente otimiza o controle dos processos, aumenta a produtividade, melhora a relação entre todos os pontos da cadeia de produção, atua na redução de falhas e, por consequência, reduz os custos. Tudo isso pode ser feito com o uso da TI.

Com o auxílio da Tecnologia da Informação, pode-se criar soluções que integrem sistemas inteligentes e ferramentas de vendas ao sistema de gestão. Como resultado, é possível obter a análise da rentabilidade dos produtos e serviços em diversas categorias, como receita, custos, volume, por vendedor, regiões e grupos de clientes.

Gestão de qualidade

Como as empresas farmacêuticas, geralmente, adotam a Verificação Contínua de Processos (ou CPV), a área de TI pode auxiliar e facilitar essa gestão por meio de soluções que garantam resultados melhores e mais seguros. Isso porque todos os dados que são gerados durante a fabricação de um produto podem — e devem — ser avaliados e validados continuamente de acordo com as diretrizes regulatórias, para que permaneçam dentro dos parâmetros documentados.

Com o auxílio da tecnologia, todo esse processo é otimizado. Além disso, o uso da TI para a gestão de qualidade e análise de dados pode servir para resolver problemas, como os desafios encontrados pelas empresas no que diz respeito à qualidade consistente dos produtos fabricados.

Como você pôde perceber, a união do setor de TI e mercado farmacêutico é benéfica, oferecendo diversas vantagens que podem ser alcançadas com o uso de aplicativos, por exemplo. Para acertar na escolha do melhor app de vendas, é só procurar aqueles que automatizam e facilitam cada etapa da comercialização de medicamentos. Escolher os que têm total controle de documentos, como alvarás e CRF, além de oferecer customização para a criação de promoções, é uma ótima dica!

Gostou do assunto do texto? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma experiência que gostaria de compartilhar? Então, deixe um comentário!

ION SISTEMAS