fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Gestão   /  Entenda qual é o papel da TI no mercado farmacêutico
ti e mercado farmacêutico

Entenda qual é o papel da TI no mercado farmacêutico

Você conhece a relação entre setor de TI e mercado farmacêutico? Hoje, a indústria farmacêutica já conta com a tecnologia para garantir tanto a evolução dos negócios, a fim de se encaixar no conceito de indústria 4.0, quanto para assegurar a segurança de dados.

O desenvolvimento tecnológico já alcança todo esse setor e, por isso, já é possível contar com a ajuda de softwares para otimizar toda a cadeia produtiva e auxiliar na redução de custos. Neste texto, nós mostramos um pouco mais dessa relação e como ela influencia diretamente as vendas. Confira!

Maneiras de o setor de TI e o mercado farmacêutico trabalharem juntos

É impossível falar do setor farmacêutico sem incluir a tecnologia no assunto. Isso porque o setor de TI está envolvido em todos os processos industriais, desde o recebimento da matéria-prima para a fabricação de produtos até a entrega ao cliente. Além disso, a tecnologia, quando bem aplicada, é responsável tanto pela agilidade no processo produtivo quanto pela diminuição de gastos.

Como é uma das indústrias mais regulamentadas em todo o mundo, o ramo farmacêutico é conduzido por normas rígidas, a fim de alcançar os maiores padrões de qualidade. Por esse motivo, é preciso investir em sistemas de tecnologia capazes de manter as empresas atualizadas em relação às mudanças constantes de cenário.

A tecnologia também pode auxiliar em questões da rotina dessas instituições. Ela pode atuar no desenvolvimento de novas patentes, na regulamentação — seja de produtos ou serviços — e na sincronia em relação à demanda dos suprimentos, para que seja possível otimizar o inventário e a gestão do estoque.

Outro ponto em que o setor de TI e o mercado farmacêutico podem trabalhar juntos é na aproximação com os clientes de diversos segmentos, de forma direcionada e constante em todos os canais de atendimento e de propagação de informação. Isso faz com que as empresas consigam manter o foco no desenvolvimento de novos produtos que atendam às necessidades do público-alvo.

Mais um exemplo prático encontra-se na criação de aplicativos que auxiliem no bem-estar de pessoas doentes. Pode-se criar um app no qual seja possível que a pessoa descreva como se sentiu alguns dias antes da consulta e que a lembre de tomar os remédios nos horários corretos.

Outra função que pode ser disponibilizada é a de emergência, que é ativada caso o paciente não acesse o app em um determinado período. Além da principal utilidade, que é auxiliar essas pessoas, com o aplicativo, seria possível também coletar dados importantes e, a partir deles, desenvolver medicamentos mais eficazes e estudar melhor as doenças apresentadas.

Papel da gestão de TI no sucesso das vendas do mercado farmacêutico

A gestão de TI nada mais é que a administração de recursos de tecnologia utilizados dentro dos processos de tratamento da informação em uma empresa. Os passos incluídos nessa tarefa envolvem a coleta, o armazenamento, o processamento, a comparação, a seleção e a avaliação de todos esses dados, que serão transformados em informações úteis para diversas tomadas de decisão.

Guia de Automação de vendas do Setor Atacadista DistribuidorPowered by Rock Convert

Na indústria farmacêutica, essa gestão pode auxiliar no armazenamento seguro de dados e no compartilhamento de informações essenciais. Tudo isso para que as instituições consigam avançar no desenvolvimento de sistemas mais ágeis de controle e distribuição de medicamentos, por exemplo.

Ainda, é possível citar o uso do Big Data para auxiliar a indústria farmacêutica, pois, com as informações coletadas, é possível fazer uma gestão mais estratégica, ter um controle maior da logística e melhorar o relacionamento com o cliente. Tudo isso se converte em mais vendas para esse setor, que precisa de uma TI mais consultiva, ou seja, uma venda que trabalhe mais com o valor agregado dos produtos e serviços do que com eles em si.

Projetos de TI que podem ser usados na indústria farmacêutica

Agora que você já sabe como o setor de TI e o mercado farmacêutico podem atuar juntos e o papel da gestão da Tecnologia da Informação no sucesso das vendas, precisa conhecer os projetos que podem ser implementados na área farmacêutica, para que ela consiga ser ainda mais bem-sucedida. Confira, a seguir, alguns deles.

Consultoria

O papel da consultoria de TI é auxiliar e assessorar as empresas na implementação de infraestrutura de rede, ambientes de nuvem e instalação e utilização de softwares, além da construção e manutenção de sites. Tudo isso serve para melhorar a produtividade e a eficiência dos processos e serviços dentro da indústria farmacêutica e dá maior segurança, já que todos os passos serão guiados por especialistas.

Elaboração de sistemas

Desenvolver uma metodologia que seja eficaz e eficiente otimiza o controle dos processos, aumenta a produtividade, melhora a relação entre todos os pontos da cadeia de produção, atua na redução de falhas e, por consequência, reduz os custos. Tudo isso pode ser feito com o uso da TI.

Com o auxílio da Tecnologia da Informação, pode-se criar soluções que integrem sistemas inteligentes e ferramentas de vendas ao sistema de gestão. Como resultado, é possível obter a análise da rentabilidade dos produtos e serviços em diversas categorias, como receita, custos, volume, por vendedor, regiões e grupos de clientes.

Gestão de qualidade

Como as empresas farmacêuticas, geralmente, adotam a Verificação Contínua de Processos (ou CPV), a área de TI pode auxiliar e facilitar essa gestão por meio de soluções que garantam resultados melhores e mais seguros. Isso porque todos os dados que são gerados durante a fabricação de um produto podem — e devem — ser avaliados e validados continuamente de acordo com as diretrizes regulatórias, para que permaneçam dentro dos parâmetros documentados.

Com o auxílio da tecnologia, todo esse processo é otimizado. Além disso, o uso da TI para a gestão de qualidade e análise de dados pode servir para resolver problemas, como os desafios encontrados pelas empresas no que diz respeito à qualidade consistente dos produtos fabricados.

Como você pôde perceber, a união do setor de TI e mercado farmacêutico é benéfica, oferecendo diversas vantagens que podem ser alcançadas com o uso de aplicativos, por exemplo. Para acertar na escolha do melhor app de vendas, é só procurar aqueles que automatizam e facilitam cada etapa da comercialização de medicamentos. Escolher os que têm total controle de documentos, como alvarás e CRF, além de oferecer customização para a criação de promoções, é uma ótima dica!

Gostou do assunto do texto? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma experiência que gostaria de compartilhar? Então, deixe um comentário!

Melhor força de vendas.Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert