Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Dicas   /  Como garantir a segurança de dados na Internet? Veja essas 9 dicas!
Como garantir a segurança de dados na Internet? Veja essas 9 dicas!

Como garantir a segurança de dados na Internet? Veja essas 9 dicas!

A transformação digital apresenta um lado ruim: o incrível aumento no roubo de informações digitais. Como a tecnologia evolui para prover otimizações para diversos tipos de negócios, os ciberataques também se tornam cada vez mais sofisticados. Mas, neste post, vamos conhecer meios assertivos de assegurar a segurança de dados.

Comprometer a proteção às informações do seu negócio pode trazer impactos financeiros irreversíveis, além dos danos causados à reputação da companhia. Pensando nisso, preparamos um conteúdo para que você reforce as defesas dos dados digitais da sua empresa. Confira!

1. Utilize uma plataforma criptografada

Em uma era de trabalho cada vez mais informatizada, é cada vez mais comum que as empresas utilizem documentação importante e planilhas digitais em suas diversas rotinas empresariais. Como se tratam de arquivos valiosos para a companhia, é essencial garantir um nível adequado de segurança.

Nesse sentido, um sistema próprio de criptografia vai reforçar a segurança necessária para os seus dados. A ferramenta transforma os arquivos em um agrupamento indecifrável de dados, o que dificulta a ação de hackers e inibe os ciberataques.

2. Estabeleça senhas fortes

Para reforçar ainda mais a segurança das informações essenciais ao seu negócio, é uma ótima ideia evitar senhas fáceis demais, utilizando datas simples de aniversário, por exemplo. Isso facilita muito o trabalho de invasores já atentos a essas combinações mais óbvias.

É importante, portanto, apostar em senhas mais fortes. Uma opção é mesclar números, caracteres (como pontos e vírgulas) e letras em um total de, no mínimo, oito dígitos. Além disso, é importante trocar periodicamente os dados de acesso.

Por fim, é comum que muitas pessoas recebam notificações de violação ou tentativas suspeitas de acesso ao e-mail de lugares remotos. Quando isso ocorrer, o primeiro passo mais importante é mudar suas senhas. Ao fazer isso, você garante que suas credenciais antigas sejam inúteis para o invasor.

3. Utilize as VPNs

As VPNs (Virtual Private Nets), também conhecidas como redes privadas virtuais, garantem um nível elevado de segurança na conexão entre computadores ou dispositivos móveis à rede.

Para acessar uma VPN, são exigidos login e senha, o que garante um ambiente mais protegido contra ameaças externas. Isso vai conferir segurança principalmente à troca de e-mails corporativos.

4. Arquive ou exclua os dados de que você não precisa mais

Minimizar a quantidade de dados que você armazena não é apenas uma boa limpeza para seus dispositivos, mas também minimiza a quantidade de informações disponíveis para um invasor que obteve acesso a esses dispositivos.

Se você não precisar mais de determinados arquivos, criptografe esses documentos e mova-os para um dispositivo de armazenamento offline. Também é possível exclui-los completamente — especialmente extratos bancários, contratos, faturas e documentos de trabalho antigos.

5. Trabalhe com termos de confidencialidade

A boa notícia quando falamos de segurança dos dados é que nem todas as ações disponíveis envolvem tecnologia avançada.

Como diversos colaboradores e profissionais de TI acessam arquivos do banco de dados da companhia, é possível estabelecer termos sólidos de confidencialidade para garantir a segurança e integridade das informações mais importantes da empresa.

Esses termos vão inibir o vazamento de dados e documentos valiosos, já que multas pesadas podem ser aplicadas a colaboradores que violem esse compromisso oficial.

Embora possa parecer uma tarefa difícil nos dias de hoje, é essencial acompanhar as configurações de privacidade de diferentes contas e aplicativos. Ainda é a melhor maneira de garantir que você não conceda a outras empresas (ou indivíduos) acesso a informações que você deseja manter em sigilo.

6. Capacite e conscientize os colaboradores

Investir em capacitação é valorizar a reputação e a produtividade da empresa como um tudo. Como se não bastasse, o treinamento de alto nível ainda vai conferir maior expertise aos profissionais, que se tornarão mais aptos a combater brechas na segurança das informações da companhia.

Além disso, o treinamento vai reforçar a cultura geral de proteção aos dados que os gestores desejam empregar. Esse tipo de capacitação garante, ainda, que erros humanos básicos, como a perda de papéis com senhas anotadas, sejam definitivamente eliminados.

Com a capacitação adequada, os colaboradores estarão capacitados, também, a realizar ações mais efetivas de backup, garantindo uma maior eficácia no processo de armazenamento de documentos.

7. Monitore regularmente a atividade em suas contas online

A melhor maneira de manter-se atualizado sobre uma conta ou fraude comprometida é monitorar a atividade da sua conta regularmente.

Se você perceber atividade suspeita, notifique as empresas envolvidas imediatamente. Mesmo com outras proteções, o monitoramento constante ainda é o modo mais rápido de identificar um comprometimento.

8. Identifique e elimine as redes Wi-Fi gratuitas

Hackers e ladrões on-line costumam usar redes Wi-Fi desprotegidas para realizar diversos tipos de ataques, que podem envolver roubo de credenciais ou outros dados em trânsito.

Por isso, é fundamental garantir que as redes Wi-Fi não estejam desbloqueadas para terceiros à companhia, especialmente se o seu negócio se localizar em locais públicos de alto tráfego.

9. Aprenda a reconhecer e evitar ataques de phishing.

Alguns golpes virtuais são mais sofisticados que outros — particularmente os ataques de phishing. Se tratam de uma tática incrivelmente popular para criminosos cibernéticos, já que é mais rápido e fácil para um invasor fazer com que outra pessoa faça uma ação desejada, em vez de realizar ataques complexos de hackers manuais.

Os ataques de phishing geralmente são precedidos de alguns sinais, como envio de e-mails por remetentes desconhecidos, nomes de domínios estranhos, páginas da web falsificadas, além de mensagens com links ou anexos que você não solicitou. Delete imediatamente mensagens que pareçam muito suspeitas ou solicite ajuda de profissionais qualificados de TI.

Para elevar a segurança geral dos seus dados, é fundamental investir em um sistema que ofereça interface intuitiva e armazenamento na nuvem. Com essa ferramenta, é possível acessar as informações de forma remota, de qualquer lugar do mundo. Além disso, os documentos ficam sob os cuidados de profissionais especializados na área de tecnologia.

Com esse serviço, as informações ficam protegidas e são processadas em tempo real, garantindo monitoramento constante e otimizado para que você realize as suas vendas sem correr riscos de invasões e roubos de dados.

Além disso, é possível criar indicadores e avaliar cenários de acordo com o seu negócio. Como vimos no post, são diversas as ameaças que podem comprometer a segurança de dados de uma companhia. Felizmente, a combinação de boas práticas corporativas com a tecnologia de ponta vai garantir um nível elevado de proteção para os empreendedores.

Gostou do post e quer saber mais sobre soluções digitais para proteger os seus dados? Então entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho!