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Home  /  Gestão   /   O que é ROI e seu impacto no faturamento da empresa!
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 O que é ROI e seu impacto no faturamento da empresa!

Para alavancar o desempenho das suas ações no mundo do negócio, é necessário adquirir técnicas que façam a diferença na sua empresa, com o objetivo de trazer os resultados projetados e aumentar as chances de faturar um capital de valor considerável.

O ROI (Return on Investment) — traduzido para o português significa Retorno de Investimento — configura como uma das métricas mais importante e mais eficiente para o mercado atual. Isso se deve pelo fato dela refletir os ganhos financeiros que o empreendedor obteve com cada ação implementada.

Ficou curioso? Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura e confira!

Como definir metas e indicadores pode ser fundamental para melhorar o número de vendas e facilitar o desenvolvimento da equipe?

Estabelecer metas e indicadores é um passo indispensável para qualquer tipo de corporação, seja ela de pequeno ou grande porte. Isso se deve pelo fato de que quanto mais planejada a empresa estiver, menores serão os riscos de passar por crises financeiras.

Além disso, o mercado empresarial tem se tornado cada vez mais competitivo, exigindo das empresas metodologias diferenciáveis para que elas consigam se destacar no vasto mercado atual.

Com o planejamento e as metas definidas, a equipe se sentirá motivada a se empenhar nas suas atividades, aumentando, consequentemente, o número de vendas da instituição.

O que é ROI?

ROI (Return on Investment) configura-se como uma métrica que estabelece uma relação entre o valor que foi investido em um negócio e o valor que foi obtido em retorno. Logo, é muito utilizada para qualificar se um determinado tipo de investimento vale a pena, economicamente falando.

Resumindo, o Return on Investment é uma ferramenta financeira que mostra o tanto que o empreendedor ganhou ou perdeu para cada 1 real que foi gasto.

Diante disso, o empresário conseguirá identificar se o serviço ou se o seu produto está realmente proporcionando rendimentos consideráveis e se as técnicas de marketing utilizadas estão trazendo resultados bons e eficazes.

Como calcular o ROI?

Para fazer o cálculo do ROI você deve subtrair o valor total que foi investido com o valor obtido; após isso, basta dividir esse total pelo valor que foi investido.

Porém, como o ROI é estabelecido em forma de porcentagem, multiplique esse valor obtido por 100.

Exemplificando melhor:

Imagine que você seja dono de um curso online de inglês e, entre gastos com a divulgação do produto e com a produção de todas as aulas, precisou gastar R$ 1.500,00. Meses depois, você vende todo esse seu produto por R$ 25,00 e vende 140 unidades, obtendo um somatório final de R$3.500,00.

Conclui-se, portanto, que você ficará muito feliz com esse resultado, pois obteve mais do dobro do valor investido. Entretanto, é necessário saber se a margem de lucro obtido é suficiente, sob o ponto de vista a longo prazo, pois assim será viável analisar se vale a pena largar o seu trabalho para depender apenas do negócio investido.

Resumindo: o ROI obtido por esse exemplo acima seria de 133%, que é um número excepcional para qualquer empreendedor que esteja começando no ramo.

Fórmula: ROI= (Retorno do Investimento – Custo do Investimento)/ Custo do Investimento.

A evolução do Marketing e o cálculo do ROI

Falando de maneira simplificada, o ROI tem como objetivo ajudar a identificar qual caminho proporciona um excelente investimento para o seu estabelecimento. Logo, é a medida imprescindível para ser acompanhada pelo anunciante, uma vez que possibilita a análise de quanto foi ganho ou perdido na aplicação realizada, além de mostrar se os resultados estão alinhados às metas estabelecidas.

De forma estratégica, o ROI permite que o anunciante defina suas mídias que proporcionarão maiores retornos e quais merecem permanecer fixados no planejamento de marketing para as próximas campanhas e investimentos. Além disso, dá par avaliar quais não estão gerando retornos, para que você retire do planejamento.

Para compreender de forma simples a importância do ROI, é necessário pensar quais ferramentas foram utilizadas para mensurar os resultados antes e quais são as mudanças atuais, após o uso do ROI. Isso é necessário, pois mostra que a mudança ocorreu no consumidor e também no processo de compra utilizado.

Desse modo, isso significa que não é muito viável utilizar as mídias tradicionais para impactar a opinião do consumidor, haja vista que a maioria das marcas utiliza mensagens massificadas, com poucos segmentos e que não deixam claro como eu irei resolver os problemas do cliente.

Quais são as formas para otimizar o uso do ROI nas ações de marketing?

Há inúmeras maneiras de se otimizar o uso do ROI nas ações de marketing. Pensando nisso, separamos as principais:

Focar na qualidade do conteúdo

Essa é a parte principal, pois o conteúdo é o ponto chave para a realização de um planejamento estratégico de marketing digital em qualquer negócio. Dessa forma, é imprescindível que a gestão esteja sempre atenta à qualidade do produto ou serviço oferecido e o que está sendo divulgado dentro das ações de marketing digital.

Mensurar constantemente os resultados

Quando você consegue ficar antenado nos resultados, mais fácil conseguirá direcionar as suas ações, alinhando-as à realidade da empresa e com o intuito final de elevar ainda mais o seu ROI.

Fazer um monitoramento das atividades realizadas é de suma importância, uma vez que é por meio dele que se conseguirá analisar se a ação terá ou não um retorno considerável. Além disso, analisando as ações dos consumidores, o empreendedor conseguirá avaliar quais as medidas ainda precisam ser adotadas, a fim de elevar os resultados.

Aprender com os próprios erros

Aprender com as práticas que foram realizadas e não deram certo é uma forma muito importante para buscar melhorias e elevar o seu ROI. Logo, descobrir o que não combina com a sua realidade é um ponto certo para estabelecer um eixo de equilíbrio no negócio.

Ademais, por meio disso você conseguirá aprimorar as suas campanhas, sem precisar correr riscos de não dar certo.

Portanto, notam-se os principais pontos e as principais curiosidades em relação ao ROI. A partir dessas informações, você conseguirá não só atingir, mas também superar as suas metas e ganhar identidade no mercado empresarial.

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