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Omnichannel no e-commerce B2B: tendências que vieram para ficar

Omnichannel no e-commerce B2B: tendências que vieram para ficar [ionsistemas]

Omnichannel no e-commerce B2B: tendências que vieram para ficar [ionsistemas]

Conforme os modelos de negócios se consolidam, podemos perceber uma clara convergência para processos de vendas mais autônomos e dinâmicos.

Esse cenário coloca os clientes no centro das operações e faz com que organizações de todos os segmentos se concentrem em oferecer melhores experiências, proporcionadas por estratégias de vendas omnichannel.

Tais estratégias ganham maior eficácia à medida que são apoiadas por tecnologias que permitem escalar processos, melhorar a qualidade das experiências e também oferecer mais comodidade aos clientes.

Nesse sentido, é fundamental manter-se a par das inovações tecnológicas que podem contribuir para uma experiência omnichannel no seu e-commerce B2B.

Continue a leitura e conheça algumas das tendências que podem colocar seus produtos na dianteira do mercado!

Abordagem centrada no cliente

Como dissemos no início deste artigo, as estratégias de vendas no B2B estão se direcionando para um novo momento, no qual o cliente está no centro das atenções.

Essa abordagem tira o foco das vendas imediatas, motivadas pelo impulso, e se concentra em criar relacionamentos verdadeiros com os clientes, auxiliando-os em cada passo da sua jornada.

Assim, sua empresa estimula a tomada de consciência, a decisão estratégica e o planejamento de longo prazo, o que se torna benéfico para ambas.

Enquanto os clientes percebem maior valor agregado ao se relacionarem com a sua marca e passam a confiar mais nas suas sugestões e ofertas, vocês ganham maior tempo de vida com cada cliente, redução do custo de aquisição de clientes e maior lucratividade no longo prazo.

Headless architecture

Headless architecture ou arquitetura sem-cabeça é uma estratégia que visa dar maior dinamicidade ao seu e-commerce B2B. Trata-se de desenvolver o seu front-end separado do back-end, integrando-os via API.

Desse modo, você tem mais liberdade para construir vários front-ends e conectá-los a um único sistema gerencial, integrando seus múltiplos canais de vendas de forma muito mais simples e flexível.

Você pode, por exemplo, conectar uma plataforma de e-commerce, uma loja construída no Instagram, um showroom virtual e um aplicativo de vendas, recebendo todos os dados de interações e vendas em um único sistema de gestão.

Assim, a experiência do cliente se torna mais fluida e você mantém total controle sobre pedidos, o que reforça a qualidade de processos internos como faturamento, logística e distribuição.

Showroom

Quando falamos em e-commerce B2B, muitas vezes parece contraditório pensarmos em espaços de showroom com produtos. Mas para fechar o ciclo omnichannel, espaços físicos também são necessários.

E uma das tendências que devemos observar nos próximos meses é a criação de espaços interativos onde os clientes podem ver, tocar e experimentar os produtos antes de adquiri-los — mesmo que concluam a compra online.

Caso você acredite que essa não é a melhor via, também pode investir em um showroom online, criado com realidade virtual. Essa também é uma possibilidade de fazer com que seus clientes tenham uma experiência única junto aos seus produtos.

Vendas sociais

As redes sociais se transformaram muito nos últimos anos e hoje representam uma importante fonte de compradores tanto para empresas B2C quanto empresas B2B. Por isso, uma das tendências do omnichannel são as vendas sociais.

Para tanto, você precisa transformar suas mídias sociais em verdadeiros repositórios de conhecimento, onde seus clientes possam aprender mais sobre os seus produtos e adquiri-los com facilidade.

Você pode contar com a IA Generativa para criar conteúdos exclusivos e gerar maior engajamento, criando, assim, um verdadeiro ponto de encontro entre a sua marca e potenciais clientes.

Personalização da jornada de compra

Outra tendência omnichannel no e-commerce B2B que não pode ficar de fora do seu radar é a personalização da jornada de compra. Ou seja, criar experiências únicas de acordo com o perfil comportamental de cada cliente.

Enquanto alguns iniciam um processo de compra online e o concluem fisicamente, outros preferem transitar entre canais virtuais para chegar ao mesmo resultado.

Compreender essas nuances na jornada de cada cliente e oferecer experiências personalizadas pode incrementar o engajamento dos seus clientes, levando-os a permanecer mais tempo junto à sua empresa.

Além disso, ao customizar a jornada de compras de acordo com o histórico comportamental de cada cliente, você aumenta as chances de conversão, elevando seus resultados.

Vendedores híbridos

Se antes você tinha um time para tratar de vendas físicas e outro para lidar com as vendas online, saiba que a tendência é unir esforços, criando times de vendas híbridos.

Isso porque ⅔ dos compradores preferem interações remotas com representantes de vendas ou então ferramentas que possibilitem transitar pela jornada de compras de forma totalmente autônoma.

A escolha por esse tipo de experiência tem a ver com flexibilidade e comodidade, além da possibilidade de dedicar o tempo necessário para avaliar opções e formas de pagamento, por exemplo.

A figura do vendedor entra somente quando o cliente tem dúvida ou necessita de algum tipo de auxílio para concluir a transação. Logo, você pode otimizar o tempo do seu time distribuindo as demandas de clientes de acordo com a necessidade.

Navegação infinita

Você já parou para pensar no que faz com que as pessoas dediquem tantas horas do dia às redes sociais? A rolagem infinita pode prender uma pessoa por muito tempo, apresentando-lhe opções de novos contatos e conteúdos a seguir.

Agora imagine esse tipo de experiência transportado para o seu portfólio de produtos.

Com uma navegação infinita, baseada no histórico de comportamentos de cada cliente, você pode apresentar produtos semelhantes, ofertas exclusivas, combos de produtos e até novidades que, de outra forma, passariam despercebidas por um comprador em uma plataforma tradicional.

Desse modo, além de incrementar a experiência no seu e-commerce, você cria novas formas de contato com seus produtos, fortalecendo o seu omnichannel com uma experiência mais fluida e interativa.

Gostou de conhecer essas 7 tendências de omnichannel no e-commerce B2B? Então descubra como otimizar a gestão do relacionamento com seus clientes, pois com essas novas ferramentas, certamente você terá mais compradores chegando a toda hora!