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Como escolher os melhores canais de vendas para atacado e distribuição [ionsistemas]

Como escolher os melhores canais de vendas para atacado e distribuição

Quem trabalha com vendas para atacado cumpre um papel vital na cadeia de distribuição e abastecimento de produtos para o público.  

Tem quem fabrique e quem venda ao cliente final. Mas, se a produção não encontrar os melhores canais de vendas para conectar estas duas pontas, todo mundo sai perdendo. 

Atacadistas de todos os setores são a engrenagem que permite atender à demanda de um comércio eficiente e sempre com produtos disponíveis. 

Se você está nesse ramo há mais tempo, deve se lembrar do FAX, um dos mais importantes canais de vendas B2B (business to business), que funcionou até meados de 2005. 

Do FAX para cá, muita, mas muita coisa mudou. Essa antiga cópia de documentos transmitida por linhas telefônicas foi amplamente superada e há muitas outras soluções e canais para aumentar sua força de vendas

Se você está procurando novas formas de melhorar seus canais de vendas  por atacado e distribuição, este post é para você. Continue a leitura!

A vez da automação no atacado

Por onde quer que se olhe, tornar os  seus processos de vendas mais eficientes, independentes e disponíveis por meio do uso de automação só traz vantagens. 

Quer ver alguns argumentos, em números?

  • a automação em força de vendas pode aumentar suas conversões em cerca de 30%.
  • 58% das empresas B2B planejam adotar softwares de automação em breve.
  • a indústria da inteligência artificial aplicada na automação no atacado já é responsável por 2,3 dos 6,18 trilhões de dólares do setor. 

As soluções digitais não estão somente nas fábricas, controlando a produção: elas participam de toda a cadeia de valor de vendas e distribuição de produtos. 

A distribuição atacadista está, literalmente, sendo reinventada. Os desafios do passado, inclusive recente, impulsionaram a demanda por tecnologias capazes de criar um ecossistema de comércio e distribuição omnichannel e digital. 

É hora de deixar tudo mais simples, conectar colaboradores e processos e compartilhar responsabilidades entre equipes remotas e locais.

Adquirir e reter clientes, gerenciar a logística dos pedidos e da distribuição, assim como acompanhar detalhadamente o faturamento e as receitas, é uma tarefa que a automatização faz melhor, mais rápido e mais barato.

Mas, como incluí-la nos seus canais de vendas e distribuição? É sobre isso que vamos falar em seguida. 

Ferramentas de automação em vendas e distribuição

No B2B, não há margem para erros. Qualquer falha, já que falamos de pedidos de volumes expressivos, pode prejudicar enormemente a sua organização. 

Felizmente, para cada área da sua equipe comercial e do setor de distribuição, há uma ferramenta que ajuda a encarar todos os desafios.  Confira algumas!

#01 Automação em força de vendas (AFV)

Seu setor comercial pode se beneficiar com soluções que automatizam a maioria das suas atividades. 

Aqui, cabe destacar as diferenças entre AFV e CRM (Customer Relationship Management). 

A AFV foca, principalmente, na aquisição de novos clientes, enquanto um CRM é uma solução de gestão de relacionamento com os clientes existentes. 

Com um software de AFV, a sua empresa vai substituir o esforço humano gasto com tarefas repetitivas por programas e aplicativos que executam as mesmas funções, só que sozinhos. 

Para ter dados em tempo real sobre seus estoques, emissão de pedidos de compra automatizados, acesso às tabelas de preços, histórico de consumo de cada cliente e até mesmo acompanhar a entrega de produtos, um app de vendas é a melhor solução. 

E o melhor: as soluções para força de vendas da atualidade são intuitivas e amigáveis, tudo sem deixar a autonomia de lado para que seus times operem seguindo o padrão da sua organização. 

#02  Catálogos de vendas 

Tem coisa melhor, para um cliente, do que encontrar tudo o que ele precisa de forma organizada e funcional? Se a sua resposta foi um “não”, chegou a hora de você contar com um catálogo digital e otimizar recursos.

Imagine a possibilidade de ter dois dispositivos móveis, um com seu cliente, o outro com você, e acompanhar o comportamento dele a cada clique. 

Com um aplicativo de catálogo, você pode ver quais produtos chamaram mais a atenção dos compradores e dar mais destaque às campanhas de seu interesse, além de personalizar produtos por cliente. 

Seu atacado pode posicionar sua marca com clareza e fornecer todos os detalhes das informações sobre os produtos para os clientes enquanto um vendedor acompanha a navegação em outro dispositivo. 

É como ter um integrante extra na equipe de vendas e que entende as necessidades dos clientes com mais eficiência. Com os produtos selecionados, a ordem de compra vai direto para o seu AFV. 

#03 Acompanhamento de rotas comerciais

Mais acima, falamos da importância de compartilhar responsabilidades com equipes remotas. 

Isso é lógico, é importante poder confiar em quem te representa pessoalmente, em contato direto com os clientes. 

Mas, como a responsabilidade é uma via de mão dupla, seus representantes remotos também esperam que você os ajude a trabalhar melhor. 

Um dos melhores canais de vendas para dar este tipo de suporte é o uso de aplicativos que monitoram as rotas dos seus representantes de campo. 

Uma ferramenta como essa permite que a sua organização planeje itinerários otimizados de visitas automaticamente, acompanhe o deslocamento de representantes, acompanhe gráficos com resultados das visitas e muitas outras funcionalidades

#04 Distribuição sob controle

Alguns setores são particularmente delicados quando o assunto é a distribuição de seus produtos, como no caso dos medicamentos. 

Para segmentos como este, ter uma solução automatizada para cada etapa das vendas é vital. 

Os melhores aplicativos para controlar canais de vendas e distribuição de fármacos permitem que você aplique os princípios de compliance em documentos da Anvisa, do CRF, do SUS e dos ​​ regulamentos técnicos sobre substâncias e medicamentos

Um app de distribuição de medicamentos também é bom para os compradores, que podem pesquisar produtos por princípio ativo e ter acesso completo às bulas e mini-bulas de cada remédio. 

A precificação não fica de fora, com cálculos automatizados de tributos, além de exibir e validar o Preço Farma (PF) e Preço Máximo ao Consumidor (PMC).

Sua empresa já pode até ter deixado a era do FAX pra trás, mas será que já está usando todo o poder da automação em canais de vendas em distribuição que as tecnologias atuais podem oferecer? Conheça nossas soluções e descubra!

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