fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Gestão   /  Guia da redução de riscos na implementação de um software em nuvem
implementação de erp

Guia da redução de riscos na implementação de um software em nuvem

A evolução da tecnologia vem impactando a sociedade como um todo e mudando não apenas a maneira como as pessoas se relacionam, mas também a forma que as empresas interagem com o seu público. Pensando nisso, preparamos este guia rápido sobre a redução de riscos na implementação de um software em nuvem.

Esse é um tipo de solução que quebra paradigmas e pode fazer com que um empreendimento, independentemente do seu segmento de mercado, tenha um tremendo salto competitivo e ganhe desempenho para atingir metas excepcionais. Continue lendo o artigo e aprenda um pouco mais sobre esse tema!

Afinal, o que é a tecnologia de software em nuvem?

Antes de saber como conseguir a redução de riscos na implementação de um software em nuvem, você precisa saber do que se trata o assunto, não é verdade? Os chamados softwares em nuvem nada mais são do que programas ou aplicativos que fazem o armazenamento de informações em servidores remotos, por meio da internet.

Isso até pode soar como um termo de computação avançada, mas a maioria de nós usa esses serviços quase diariamente, sem percebermos, como nos serviços de armazenamento de fotos, e-mails, aplicativos, hospedagem de sites, vídeos e muito mais.

Existem ferramentas baseadas nessa solução, como o ERP, sigla para Planejamento de Recursos Empresariais, que centraliza dados, integra procedimentos e permite o acompanhamento em um só local.

Quais as vantagens de implementar um software em nuvem?

Agora que você já entendeu um pouco melhor o que é a tecnologia de software em nuvem e viu como ela está mais presente nas nossas vidas do que você pensava, vamos discorrer um pouco sobre as principais vantagens de implementar uma solução que utilize esse diferencial. Veja abaixo alguns benefícios.

Utilização da criptografia

Uma das grandes vantagens de implementar um software em nuvem é a utilização de criptografia. Esse termo se refere ao conjunto de técnicas empregadas para cifrar informações, tornando-as ininteligíveis para aqueles que não têm a sua autorização de acesso, inclusive com a utilização de uma ou mais senhas.

Dessa maneira, qualquer empresa ou negócio, independentemente do tamanho e do segmento de mercado, estarão muito mais seguros. Violações de arquivos, documentos ou outros crimes cibernéticos que poderiam devastar a sua receita ou a sua credibilidade serão praticamente impossíveis de acontecer.

Atualização de sistemas

Outra vantagem importante de implementar um software em nuvem é que esse tipo de solução conta com atualizações de sistemas constantes, automatizadas e em tempo real. Dependendo do programa de sua escolha, isso poderá ser feito diariamente, sem que você sequer perceba, garantindo uma ferramenta moderna e otimizada.

Você também não sofrerá com a perda informações que não foram salvas, um dos maiores erros de gestão. Assim como as atualizações, os backups são constantes e podem ser programados para os horários em que a empresa não estiver funcionando, evitando qualquer lentidão no carregamento das páginas.

Suporte especializado

Atualmente, não dá para falar em um bom software em nuvem sem ter um bom suporte especializado. Afinal, por melhor e mais preciso que um sistema seja, ele pode, eventualmente, apresentar algum problema.

Nesse cenário, o time de suporte precisa oferecer respostas rápidas e efetivas, além de disponibilizar um profissional capacitado, se isso for realmente preciso. As formas de contato também devem ser variadas, de acordo com a necessidade real do cliente, incluindo, por exemplo, conversas via chat, telefones, aplicativos de comunicação ou e-mail.

Como reduzir os riscos ao implementar um software em nuvem?

Ao chegar até aqui, você já entendeu o que é a tecnologia de software em nuvem e conheceu as principais vantagens de implementar uma solução do tipo. Possivelmente, você está interessado em fazer esse excelente investimento e, por isso, vamos dar algumas dicas para que você faça a melhor escolha. Confira abaixo.

Fique atento à infraestrutura

O primeiro passo para reduzir riscos ao implementar um software em nuvem consiste em ficar atento quanto à infraestrutura do seu negócio. Afinal, a solução que você contratar precisa ter a capacidade de atender às demandas do seu ramo de atuação e até mesmo às características da sua empresa, como estoque, número de funcionários e assim por diante.

É dessa maneira que você poderá estabelecer um planejamento, mostrando como será feita a mudança. Para isso, é preciso compreender quais pessoas serão envolvidas no processo, detalhar os dados atuais, entender como a implantação deverá ser feita e estabelecer quais serão as conexões necessárias entre a ferramenta e os processos internos.

Ofereça treinamento para sua equipe

Não é novidade para ninguém que uma equipe bem treinada aumenta o valor de uma empresa e ajuda a maximizar os lucros no final do mês. Por isso mesmo, especialmente se você estiver adotando uma solução tecnológica para o seu negócio, oferecer treinamento para a sua equipe é algo essencial e bastante recomendável.

Infelizmente, o baixo conhecimento da equipe a respeito de uma nova tecnologia a ser aplicada pode gerar uma certa resistência. Por isso, a explicação adequada se faz tão necessária para esclarecer os valores e as funcionalidades possíveis. Assim, todos estarão alinhados e poderão utilizar os processos. Além disso, farão os procedimentos adequadamente.

Encontre um bom prestador de serviços

Por fim, para reduzir riscos ao implementar um software em nuvem, você não pode deixar de encontrar um bom prestador de serviços, que seja experiente nesse ramo. Existem organizações de alto gabarito, com total expertise e capacidade de oferecer soluções únicas, além de um suporte excepcional em caso do surgimento de algum problema ou eventualidade.

A automação só é eficaz quando é segura e ininterrupta, o que reforça que a escolha do prestador é algo que impactará diretamente os seus resultados e até mesmo a capacidade dos seus colaboradores de utilizar o sistema escolhido. Sendo assim, faça uma boa pesquisa e avalie o feedback de usuários antigos antes da sua decisão.

Conheça a ION sistemas

No tópico acima, você viu a importância de encontrar um bom prestador de serviços. Esse é o caso da ION Sistemas, que é uma empresa de software em nuvem que pode automatizar seus processos de vendas, trazendo toda a agilidade que o seu negócio precisa e proporcionando um salto de produtividade para os seus vendedores e demais profissionais.

Gostou de conhecer mais sobre a redução de riscos na implementação de um software em nuvem? Quer receber outros conteúdos como este diretamente na caixa de entrada do seu e-mail? Então, não perca mais tempo e assine, inteiramente grátis, a nossa newsletter!

ION SISTEMAS