fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Gestão   /    Por que fazer gestão de estoque com software?
gestão de estoque

  Por que fazer gestão de estoque com software?

Um software para gestão de estoque pode auxiliar o empreendedor a reduzir tempo, tornar melhores as decisões e, normalmente, elevar a rentabilidade do seu empreendimento. Com um software adequado, a sua organização poderá desfrutar de vários benefícios em relação às concorrentes que precisam de um gerenciamento híbrido ou manual.

Nesse sentido, é necessário destacar que quando o processo de gestão de estoque é ineficiente todos os outros processos ficam comprometidos, como, por exemplo, o controle de pedidos, a logística de entrega, entre outros. Sendo assim, a utilização da tecnologia se tornou algo essencial no mundo corporativo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e saiba porquê fazer uma gestão de estoque com software!

Controle dos dados

O maior desafio para diversas empresas é conseguir ter o controle do que verdadeiramente entra e sai de mercadorias de seu empreendimento. Ter o controle real de toda a movimentação acaba sendo impossível quando o gestor resolve usar estratégias manuais e antigas de planejamento e organização.

Porém, com um software de gestão de estoque o gestor pode acessar todos os dados em um único lugar. Com essa tecnologia é possível acompanhar metas, controlar vendas, registrar tudo que entra e tudo que sai do estoque, separando por data de validade, lotes, quantidades, características físicas e entre outras informações.

Sendo assim, com um software integrado de gestão, o empreendedor consegue ter controle de toda a movimentação de estoque do seu estabelecimento, associado aos setores de vendas, compras e financeiro.

Dessa forma, o gestor consegue elaborar relatórios gerenciais, obtendo um panorama do progresso das operações e, caso algo não esteja dentro do desejado, ele pode criar ações que consigam melhorar as vendas e gerenciar de maneira mais satisfatória o estoque.

Gerenciamento financeiro eficiente

Quando um investir decide investir um software de gestão, ele precisa entender que ele vai muito além do controle dos produtos que entram e saem da loja. Pois, com um bom sistema o gestor é capaz de retirar boletos, notas fiscais, gerenciar o fluxo do caixa, contas a pagar e a receber e, ainda, conhece exatamente o nível de capital de giro. Logo, evita a ocorrência de surpresas desagradáveis associadas à falta de dinheiro para cumprir com as atividades empresariais.

Prevenção de gastos

Diminuir gastos é uma das grandes finalidades de qualquer organização. Contudo, no estoque, essa tarefa esbarra em um obstáculo essencial: a gestão de produtos. Cada um tem suas particularidades, como vencimento, tipo de armazenamento indicado, gasto e tempo de entrega.

Conseguir lidar com esses aspectos exige um olhar aguçado que deixe a produção mais enxuta. Isso quer dizer, na prática, que o estoque deve estar de acordo com cada projeto em andamento e que a produção precisa estar no nível ideal. Lembre-se que não pode faltar material, mas também não pode existir excesso.

Nesse contexto, o sistema de controle eleva o poder de monitorar do gestor. Suas tomadas de decisão podem ser fundamentadas nas informações já registradas e no planejamento do empreendimento, permitindo que ele gerencie os fatores que ocasionam gastos na manutenção.

Guia de Automação de vendas do Setor Atacadista DistribuidorPowered by Rock Convert

Com a ajuda de um software, é possível acompanhar a gestão de recursos humanos e materiais, as perdas de produção provocadas pelas intervenções dos técnicos, as perdas por devolução ou reprocesso e os serviços que são terceirizados.

No cotidiano da produção, o estoque precisa ser alinhado todos os dias para que não ocorra prejuízo, tanto em relação ao desperdício quanto aos erros da produção.

Otimização do tempo

Todos os processos de saída e entrada de produtos do estoque são administrados automaticamente com a implantação de um software para gestão. Ou seja, um bom sistema diminui retrabalhos que exigem um maior tempo de realização e que, geralmente, representam uma menor produtividade.

Sendo assim, o colaborador não necessita digitar no sistema as centenas de itens que são comprados ou comercializados, já que o próprio software usa os dados da Nota Fiscal para dar entrada ou saída no estoque, repassando informações verdadeiras e atualizadas a respeito do que a loja tem realmente disponível.

Isso evita que o gestor dê baixa no estoque posteriormente, visto que todo o processo é automatizado e o estoque do seu empreendimento passa a estar sempre atualizado, atendendo a demanda e o desejo do consumidor.

Integração entre os setores

O grande benefício de adotar um sistema para gestão de estoque é a oportunidade de integrar os setores. Imagine a seguinte situação: o cliente efetua uma compra, o vendedor fatura a nota e realiza a cobrança. Porém, ao buscar a mercadoria no é estoque, verifica-se que ela não está disponível.

Essa situação fictícia não ocasionaria somente uma venda cancelada, mas também a insatisfação do consumidor, que provavelmente não voltaria a comprar com sua empresa. Com um software de gestão, tudo passa a ser gerenciado de ponta a ponta. Toda a movimentação das mercadorias é automatizada e atualizada no sistema, o que faz com que seja possível entender quantas e quais mercadorias estão presentes no estoque.

Além disso, o investidor pode manter uma ligação com o setor de vendas, avaliar as demandas e saber corretamente quais investimentos precisam ser direcionados e que lhe proporcionarão uma maior lucratividade e rentabilidade. Ainda, para os produtos sem saída, é possível realizar ofertas e promoções para atrair o consumidor.

Agilidade no atendimento

Quando uma compra é efetuada, um dos fatores primordiais para a satisfação do cliente é o atendimento e a entrega. Assim, um bom sistema de controle de estoque é um ótimo parceiro da logística de sua organização e centros de distribuição.

A facilidade de acesso aos dados dos produtos em estoque ajuda a logística das vendas quando é preciso encontrar um item ou até mesmo confirmar em qual local ele se encontra, caso a organização tenha mais de um depósito.

Portanto, é fundamental contar com um bom software para realizar uma boa gestão de estoque. É importante destacar que a ÍON Sistemas oferece as melhores soluções para automatização em cloud, fazendo sua empresa se desenvolver de maneira satisfatória e eficiente.

Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações? Entre em contato conosco! Será um prazer atender você!

Melhor força de vendas.Powered by Rock Convert