fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Ion   /  O papel do supervisor de força de vendas: dicas para uma gestão eficiente
o que faz um supervisor de vendas

O papel do supervisor de força de vendas: dicas para uma gestão eficiente

Por trás de toda boa equipe comercial existem profissionais competentes, preparados, dispostos e, claro, um bom supervisor de força de vendas. O supervisor tem papel fundamental no sucesso do seu grupo.

O trabalho bem feito de um supervisor pode ser um fator determinante no sucesso do seu negócio. Bom relacionamento, comunicação eficaz, produtividade alta e outros, estão dentro dos benefícios gerados pelo trabalho de um supervisor de vendas, o que o torna muito importante dentro da empresa.

Neste texto, vamos apontar as principais características de um líder nato e mostrar como a supervisão qualificada interfere diretamente nos resultados de venda dos atacadistas e distribuidores. Boa leitura!

Contratação de vendedores

Um líder precisa conhecer bem os seus liderados e, no caso da supervisão de vendas, é ideal que esse conhecimento seja iniciado logo no recrutamento. Por mais que os processos de contratação de funcionários sejam responsabilidade de outros setores (como o Recursos Humanos ou até mesmo a diretoria), quando a equipe está destinada ao setor de vendas é essencial que os candidatos passem pelo clive da supervisão da área.

Afinal, o supervisor conhece bem o seu setor, compreende os processos e as necessidades diárias. Sua análise e contribuição para decidir sobre a contratação ou não de um candidato à vaga interferirão diretamente nos resultados da equipe.

Apresentação e integração

É imprescindível que o supervisor tenha em mente a importância da apresentação e integração dos novos membros à equipe. Mais que apresentar a si próprio, um bom líder cria métodos e processos capazes de inserir os novos integrantes ao ritmo da força de vendas, sem maiores complicações.

Se você supervisiona uma equipe, crie o hábito de introduzir seus liderados ao processo existente. Apresente-se, apresente sua equipe, dê espaço para que o novo integrante também faça suas apresentações.

Em seguida, insira-o nas rotinas da força de vendas, conceda-lhe a oportunidade de já começar contribuindo para o desenvolvimento da equipe, destinando-lhes tarefas possíveis de serem executadas, devido à sua inexperiência na empresa. Vá aumentando o grau de dificuldade e responsabilidade aos poucos, até que ele já esteja familiarizado.

Planejamento estratégico

Para orientar sua equipe é preciso, antes de qualquer coisa, ter sua própria orientação. É aqui que entra o planejamento estratégico, essencial não só para definir as metas e objetivos, mas também para estabelecer as tarefas de cada integrante e de cada setor, bem como os prazos para sua execução.

Crie um planejamento estratégico ambicioso, mas coerente. Seja realista com a complexidade das ações e, principalmente, com os prazos para execução de cada tarefa.

Lembre-se de que o planejamento não é engessado, ou seja, por mais que as metas sejam imutáveis, os processos para chegar até ela não devem ser. Faça ajustes sempre que necessário e informe sempre sua equipe sobre as mudanças.

Envolver seus colaboradores nesse processo deixando-os cientes de cada etapa faz com que eles enxerguem a essencialidade do trabalho que executam. Essa integração ajuda a aumentar a sensação de pertencimento e, consequentemente, aumenta o engajamento e a produtividade da equipe.

Guia de Automação de vendas do Setor Atacadista DistribuidorPowered by Rock Convert

Treinamento e infraestrutura

Outra atribuição necessária e importante para o supervisor da força de vendas é a realização de treinamentos, atualizações e, claro, a busca por uma estrutura adequada de trabalho para a equipe.

Além dos treinamentos introdutórios, é essencial que o supervisor crie uma rotina de atualização para que a sua equipe esteja sempre em sintonia, ciente de toda e qualquer alteração nos processos e/ou ferramentas utilizadas.

Também é importante compreender os detalhes do trabalho executado pelos vendedores, para encontrar as melhores ferramentas e estrutura para sua execução. Quando o ambiente é propício para o trabalho e quando a infraestrutura contribui para a produtividade — ao invés de se tornar mais um problema a ser resolvido diariamente, como acontece em muitos casos — os resultados esperados só podem ser os melhores possíveis.

Capacidade de ouvir sugestões e críticas

Um bom líder é aquele que sabe delegar tarefas, enxergar possíveis gargalos e conflitos no processo, a fim de resolvê-los. É também aquele que escuta a equipe, as sugestões e contribuições que seus vendedores dão.

Afinal, quem está na linha de frente, lidando diretamente com os clientes e fornecedores, pode falar com propriedade sobre os pontos positivos e negativos, que precisam de ajustes e melhorias.

Características de um bom supervisor de vendas

Conhecer o que faz um bom supervisor de vendas é importante para ter sucesso e conseguir otimizar ao máximo a equipe, melhorando os resultados da empresa.

Um bom supervisor precisa ir além, se tornando um verdadeiro líder, alguém que consegue facilitar o trabalho dos demais contribuintes e também realizar novas vendas.

Sendo assim, citaremos a seguir alguns comportamentos e ações a serem tomadas para realizar essa função da melhor maneira possível, sendo elas:

  • sempre tente motivar a todos os trabalhadores antes de fazer qualquer exigência;
  • apresente uma postura positiva enquanto conversa com a equipe, pois os colaboradores precisam ter confiança total no seu trabalho;
  • toda e qualquer meta precisa ser estabelecida em conjunto aos demais integrantes, nunca as impondo sobre eles, fazendo com que todo o trabalho funcione de forma coerente às necessidades da empresa e dos funcionários;
  • elabore reuniões práticas visando o esclarecimento de certas questões, evitando modelos como a imposição de metas mensais;
  • organize, sempre que possível, palestras motivacionais ou educativas para revitalizar a equipe ou ensinar algo de novo que seja útil para o negócio;
  • elogios são sempre bem-vindos em público, já as conversas mais sérias devem ser feitas de forma mais reservada, em locais privados.

Em resumo, é preciso tentar manter uma relação amigável com os funcionários, tentando sempre evitar aquela distância que os colaboradores geralmente possuem em relação aos líderes. Dessa forma, é possível manter um bom relacionamento com toda a equipe, otimizando a comunicação e, consequentemente, os resultados da empresa.

Melhoria na comunicação

A comunicação dentro da equipe é um ponto crucial para a garantia do sucesso da estratégia do negócio. Para isso, é preciso buscar maneiras de melhorar a comunicação interna do tipo e, principalmente, do supervisor de vendas para os funcionários.

Sendo assim, listaremos a seguir formas de melhorar a comunicação, sendo elas:

  • aprender a ouvir é essencial para que a relação dentro do ambiente de trabalho seja funcional e produtiva, é preciso sempre dar ouvidos a diferentes formas de pensar;
  • aproximar todos os envolvidos no processo é fundamental, isso pode ser feito com a criação de grupos no WhatsApp ou em outras redes sociais, de forma a levar os colaboradores a se conhecerem melhor;
  • sempre busque quebrar as barreiras que bloqueiam uma relação mais próxima das lideranças da empresa com os demais funcionários, só assim é possível ter um bom desenvolvimento do projeto visando também o bem-estar dos profissionais.

Também vale ressaltar que a humildade deve ser sempre priorizada no ambiente de trabalho. Líderes esnobes são bem comuns e é algo que afasta os membros da equipe em forma de repulsa. Tente sempre manter a postura de líder, mas com o devido respeito a todos.

Absorvendo todas as informações abordadas no post é possível obter um bom desempenho exercendo o papel de um supervisor de vendas, de forma a otimizar a rotina de trabalho de todo o time.

Gostou do post? Ajude-nos compartilhando em suas redes sociais para que consigamos alcançar cada vez mais pessoas que, assim como você, gostam desse tipo de conteúdo.

Melhor força de vendas.Powered by Rock Convert