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5 estratégias para aumentar o lucro sem elevar o preço dos produtos

Manter uma empresa competitiva é sempre um desafio para os empreendedores, independentemente da área do mercado na qual a organização está inserida. Nesse sentido, conhecer algumas estratégias para aumentar o lucro sem elevar o preço dos produtos é muito importante!

Sabemos que todos os clientes prezam prioritariamente pela qualidade, mas também não abrem mão, sempre que possível, de pagar um pouco menos na hora da compra.

Pensando nisso, a seguir mostramos algumas estratégias para você lucrar mais, sem que seja necessário mexer no preço. Acompanhe!

1. Reduza os gargalos na produção

O primeiro passo para você conseguir aumentar o lucro sem interferir no preço dos produtos, é reduzir os gargalos na produção e, dessa maneira, tornar o seu empreendimento mais eficiente.

Com uma gestão mais dinâmica e atenciosa, é possível minimizar os custos do seu negócio, sem prejudicar a qualidade — o que é fundamental.

Isso pode ser feito por meio da identificação dos principais pontos que estão relacionados com qualquer tipo de ineficiência durante os processos produtivos. Para conseguir isso, você deve atuar como um auditor do seu próprio empreendimento, melhorando a fluidez das ações internas. Uma boa dica é contar com o auxílio da tecnologia.

2. Amplie sua carteira de clientes

Aumentar a carteira de clientes é uma ótima maneira de melhorar a lucratividade. Por isso, você deve fazer tudo o que puder, dentro das suas limitações e das características do seu ramo, para elevar a participação da sua empresa no mercado. Realmente é algo que exige um esforço considerável, mais não é inviável.

Existem muitas formas de fazer isso, sobretudo para segmentos com bom potencial de crescimento e que ainda não estejam saturados.  A diversificação de serviços ou produtos, por exemplo, é uma opção que não pode ser desprezada, tendo em vista que pode ajudar a majorar o seu público.

Outra alternativa interessante é criar estratégias para estimular a recompra de itens, ou seja, fazer com que os consumidores adquiram mais vezes aquilo que você oferece. Lembre-se de que, para a maioria das pessoas, a experiência de compra e compartilhamento é tão ou mais importante do que o produto em si.

3. Aposte no poder do marketing

Tendo em vista que você precisa ampliar a sua carteira de clientes para aumentar o lucro sem elevar o preço dos produtos, não é difícil perceber que, para ter sucesso nesse desafio, é preciso apostar no poder do marketing. A boa notícia é que com os avanços da tecnologia, fazer isso pode custar menos do que se imagina!

O grande segredo fica por conta do marketing digital, que costuma ser muito mais barato do que as ações antigas de merchandising, que se valiam de recursos físicos, como outdoors, jornais e panfletagem, ou de meios mais tradicionais de mídia, como os anúncios no rádio e na televisão.

Com a internet, você pode mirar sua tática de atração para o meio online, fazendo uso das possibilidades oferecidas pelas principais redes sociais, como as fanpages, links patrocinados, anúncios pagos, entre outros. Montar um blog com publicações de artigos com temas relevantes para o seu público-alvo também é uma excelente ideia.

Não dá para se esquecer do site propriamente dito, que é o endereço virtual do seu empreendimento. Além de ter um design bonito e de contar com comandos intuitivos, é preciso que ele seja responsivo, uma vez que a grande maioria das pessoas acessa a web por meio de seus gadgets, como smartphones, tablets e notebooks.

Ao contrário do que muitos pensam, obter esses recursos não é um gasto, mas sim um grande investimento. Em médio a longo prazo, você perceberá o aumento nas vendas e, consequentemente, o aumento na lucratividade do seu negócio.

4. Invista em tecnologia de ponta

Se você está pensando em estratégias para aumentar o lucro sem alterar o preço dos produtos, é fundamental compreender a tecnologia como uma grande aliada. Ela pode assumir um papel vital na ampliação da sua lucratividade, sobretudo se for cogitado a adoção de um sistema que ajude a automatizar os processos internos da empresa.

Com esse tipo de software, é possível reduzir muitos dos seus custos e, dessa maneira, elevar os ganhos. Como todos os dados do negócio ficam centralizados em um só local o acesso se torna muito mais simples. Além disso, os gestores e líderes têm a oportunidade de ter muito mais embasamento e, com isso, tomar decisões mais acertadas.

Esse é um diferencial importante para o planejamento estratégico da marca, pois, desse modo, trabalhar com uma boa base de dados passará a ser uma rotina da empresa. Isso quer dizer que você terá sempre em mãos conhecimentos e informações sobre os custos variáveis, as despesas fixas e muito mais, sabendo exatamente o que fazer para elevar a sua receita.

5. Utilize indicadores de vendas

Por fim, os indicadores são outro aliado importante e praticamente indispensáveis para as empresas que anseiam pelo sucesso no mercado. Tratam-se de métricas específicas, que ajudam a compreender como o empreendimento está funcionando em cada setor e, assim, trazem mais elementos para aumentar a força de vendas.

Esses dados também são muito importantes para uma boa gestão, visto que torna possível a comparação da performance entre os colaboradores de uma maneira mais justa, entendendo quem precisa de treinamentos, assim como quais são os produtos que merecem mais esforço do time de marketing para aumentar o ticket médio, por exemplo.

Entre os indicadores mais utilizados, podemos citar a rotatividade dos artigos, a taxa de atingimento das metas, as horas de treinamento das equipes, o faturamento total e o ticket médio. Você também pode (e deve) adotar ou criar as métricas que acredita que mais contribuem para o funcionamento da sua empresa.

Por meio dessas estratégias para aumentar o lucro sem elevar o preço dos produtos, você pode melhorar a lucratividade do seu negócio, mantendo a qualidade de seus produtos. Com isso, se tornar muito mais competitivo no seu segmento!

Gostou de conhecer as principais estratégias para aumentar o lucro do seu negócio? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão sobre o assunto? Então deixe o seu comentário aqui no blog!

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