
Tomada de decisão com dados: como usar dashboards e KPIs para enxergar o todo
Tomar decisões é muito mais do que seguir o feeling. É ter total consciência sobre os impactos que cada decisão tem sobre o negócio, sejam eles positivos ou negativos.
É, ainda, saber arcar com as consequências de uma decisão mal tomada, aprender com os erros e encontrar caminhos para recuperar qualquer dano ou prejuízo que possa ter sido causado.
Nesse sentido, ser o tomador de decisões de um empreendimento é uma enorme responsabilidade, não só econômica e financeira, mas também social e ambiental.
É por esse motivo que cada vez mais gestores buscam pautar suas decisões em dados. Afinal, com as análises certas, você pode reduzir as incertezas do seu atacado e distribuição, aumentar o nível de assertividade das suas decisões e com isso contribuir de forma mais satisfatória para o futuro do seu empreendimento.
Dados são ativos: o valor de ter informações estruturadas
Antes de olhar para os resultados, é importante compreender a importância dos dados como ativos estratégicos do seu atacado e distribuição.
Da mesma forma que a sua empresa precisa de objetivos e metas realistas, um time qualificado e uma gestão eficiente, os dados também precisam de um propósito. Caso contrário, podem prejudicar mais do que contribuir positivamente para a tomada de decisão.
Para que contribuam de forma relevante para o sucesso do seu atacado, os dados precisam estar alinhados ao seu planejamento estratégico e refletir a sua visão de futuro sobre o negócio.
Diante disso, é preciso garantir a integridade e acuracidade dos dados coletados, bem como processos de análise seguros e direcionados para os seus objetivos.
Nesse sentido, os indicadores de desempenho cumprem um papel fundamental, direcionando o seu olhar para o que é realmente importante e possível de ser feito.
KPIs: transformando estratégia em ação
Key Performance Indicators — KPIs são ferramentas que ajudam a traduzir a sua estratégia de negócios em passos concretos rumo ao sucesso. Eles são marcadores que permitem verificar se o seu atacado e distribuição está no caminho certo e se chegará ao seu destino dentro do prazo esperado.
Para tomar decisões com mais assertividade, cada área deve ter de 3 a 5 KPIs mensuráveis e de fácil acompanhamento. Além disso, esses indicadores devem estar diretamente conectados aos objetivos estratégicos do negócio.
Outro ponto que você deve ter em mente é que os KPIs precisam ser contextualizados. Isto é, de nada adianta aumentar 20% em vendas se os seus custos subiram 30%.
Mais uma vez, é importante ter a visão do todo, de uma forma simples, direta e focada naquilo que você precisa. É aí que entram os dashboards.
Dashboards: tomada de decisão rápida e assertiva
Com os dados bem estruturados e os KPIs bem definidos, tudo o que você precisa é de uma ferramenta que traduza a complexidade em visão de negócio. E nada melhor para fazer isso do que dashboards.
Um dashboard bem alimentado com dados traz toda a complexidade do seu atacado e distribuição de forma simples, intuitiva e visual. Em outras palavras, ele traduz dados em insights acionáveis, que direcionam as suas decisões.
Por meio de recursos visuais como gráficos, cores, alertas e chamadas para a ação, ele facilita a interpretação dos dados e mostra cenários, tendências, comportamentos históricos e previsões que podem indicar os melhores caminhos.
A rapidez com que você pode analisar dados por meio de um dashboard faz com que as suas decisões se tornem mais ágeis e assertivas, sem espaço para dúvidas. Também reduz as incertezas que podem acompanhar a demora na tomada de decisão.
Cultura de dados: transformando a mentalidade da sua equipe
Ferramentas tecnológicas dão suporte a uma série de questões no atacado e distribuição. Mas, se você não tiver um time preparado para fazer uso consciente dessas ferramentas, elas podem se tornar apenas mais uma barreira à boa performance.
Nesse sentido, é essencial que você prepare seu atacado e distribuição para uma cultura data-driven, isto é, dirigida por dados. Isso exige treinamento, conscientização e feedback contínuo, a fim de que as pessoas se sintam verdadeiramente parte do processo.
Ter uma cultura de dados também exige mais transparência na tomada de decisões, bem como nos resultados esperados e alcançados. Quando você se propõe a usar fatos comprovados para gerenciar seu atacado, é fundamental demonstrar isso para quem também está investindo no seu negócio, seja um funcionário, uma liderança ou até mesmo um sócio.
Da análise à ação: o verdadeiro poder dos dados
Analisar dados com a quantidade de tecnologias existentes no mercado se tornou relativamente simples. Mas o grande diferencial está em transformar essas análises em ações concretas, capazes de gerar os resultados que você espera.
Em outras palavras, dashboards e KPIs são meios pelos quais você pode melhorar a sua tomada de decisão. Eles não são a decisão. Portanto, você precisa destravar a sua capacidade de olhar para os dados, interpretá-los e transformá-los em ações efetivas, que mudem o cenário que você está analisando.
Os dashboards e os KPIs ajudarão a fazer isso com mais velocidade, mais certeza e menos riscos. Assim, você terá mais chances de sucesso, além de otimizar tempo e recursos.
Rumo à maturidade analítica
Virar a chave da tomada de decisão com dados depende de uma postura proativa e de longo prazo, que fortaleça uma visão sistêmica e integral do seu atacado e distribuição.
Dashboards e KPIs são aliados poderosos nesse caminho, já que contribuem para expandir a sua capacidade de análise e trazer à tona informações que de outra forma poderiam passar despercebidas.
Com o tempo e a maturidade analítica, você vai perceber que a tomada de decisão com dados não apenas reduz erros, mas também cria oportunidades.
E já que falamos sobre erros e oportunidades, não deixe de conferir como a IA preditiva pode te auxiliar nisso.
Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela Évelim Wroblewski .