fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Gestão   /  Como funciona a tecnologia mobile para otimização de processos
tecnologia mobile

Como funciona a tecnologia mobile para otimização de processos

Em tempos de transformação digital, muitas soluções têm ganhado destaque pois trazem agilidade, praticidade e otimização do tempo para a rotina das pessoas e empresas. Diante disso, a tecnologia mobile exerce um papel que vai além de um simples celular — ferramenta inicialmente pensada apenas para ligações telefônicas. A verdade é que o “mobile” tornou-se uma cultura presente em inúmeras tarefas do nosso dia a dia.

Nesse cenário, com a intensa utilização de dispositivos móveis e a forte tendência de serviços digitais no mundo todo, a tecnologia mobile é cada vez mais empregada nas organizações. Mais do que isso: ela representa um meio de alinhar os diversos tipos de empreendimentos às atuais exigências do mercado.

Neste post, apresentamos o que é tecnologia mobile e as vantagens de sua utilização nas empresas, visando o aumento das vendas. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é tecnologia mobile?

Antes mesmo da proliferação dos smartphones a tecnologia mobile já era usada por meio dos notebooks. Isso porque toda ferramenta que possibilita a movimentação de uma pessoa, sem abdicar da tecnologia, pode ser compreendida como “mobile”. Acontece que esses recursos estão cada vez mais compactos e ágeis, permitindo que sejam levados em nossas bolsas, mochilas e até mesmo no bolso.

Além dos notebooks e smartphones, temos os tablets, iPads, ultrabooks, mini books etc. Isso sem citar outros dispositivos móveis, como HDs externos, pendrives e cartões SD. Por sua vez, quando o assunto é “serviços mobile” devemos incluir:

  • Wi-Fi;
  • GPS;
  • Bluetooth;
  • WAP;
  • SMS.

Devemos acrescentar, ainda, todos os aplicativos mobile aos quais recorremos todos os dias em nossos smartphones, desde jogos e redes sociais, até os apps de mobilidade urbana, bancos e outros serviços. Como é possível perceber, elencar todas as tecnologias mobile não é tarefa fácil e a tendência é que surjam ainda mais no futuro bem próximo.

Como a tecnologia mobile atua em uma empresa?

Agora que você já sabe o conceito de tecnologia mobile, confira como uma organização que fornece soluções em mobilidade corporativa faz a diferença no dia a dia de todos os envolvidos com o negócio e obtém inúmeros diferenciais competitivos.

Otimização de processos

Em geral, a forma mais rápida, prática e dinâmica de todos os colaboradores se comunicarem é por meio da tecnologia mobile. Isso contribui para que a empresa possa contar com a colaboração de todos para a solução de problemas, além do ganho de efetividade e da melhor percepção de um panorama real e atualizado de todo o contexto do negócio.

No mesmo sentido, a utilização de dispositivos móveis dentro do ambiente de trabalho torna a gestão de processos e pessoas menos centralizada. Isso favorece a identificação mais ágil de falhas e inconsistências, que podem ser prontamente solucionadas.

Redução de custos

Com processos mais eficientes e rápidos fica menos complicado acompanhar toda a rotina de operações do empreendimento. Dessa forma, tomar decisões acertadas também é mais fácil, bem como efetuar correções e mudanças em menos tempo. Tudo isso, certamente, causa impactos de redução dos custos operacionais.

Portanto, é possível notar o uso da tecnologia mobile nas diversas etapas de produção de uma empresa, tais como:

Tudo isso, além de acontecer em tempo real, evita (ou, pelo menos, diminui) ao máximo o retrabalho e erros primários, como o de pedidos.

Maior interação com o cliente

As marcas que conseguem aproveitar com máxima eficiência e de maneira correta os potenciais oferecidos pela tecnologia mobile fatalmente melhoram seus resultados. Para tanto, alinhar rotinas de excelência e otimização dos processos à tecnologia é algo fundamental. Além, é claro, de adotar as melhores práticas na gestão dos fluxos de trabalho a fim de estreitar ainda mais o relacionamento com o cliente.

Essa aproximação com o comprador é um grande diferencial competitivo e tem um valor inestimável, pois ele passa a se identificar com a forma como a marca atua no mercado. Da mesma maneira, o cliente experimenta mais facilidade, comodidade e maior segurança, e tudo isso se converte em fortalecimento da marca e, obviamente, mais vendas e mais lucro.

Mudanças na cultura da empresa

Uma cultura organizacional voltada para a integração, inovação e qualidade de vida dos seus talentos faz toda a diferença em termos de resultados. Isso porque, consequentemente, a busca pela satisfação dos colaboradores também passa a ser uma prioridade de todos.

Outro ponto importante está ligado às atividades realizadas com o uso de soluções tecnológicas atualizadas e confiáveis, que passa a ser uma constante na empresa. Assim sendo, a gestão dos setores passa a ser mais descentralizada, tornando os níveis hierárquicos bem menores. Em outras palavras, isso significa mais trabalho em equipe e menos gente “apitando”.

Ganho de mais produtividade

Não há dúvidas de que a era da transformação digital é também a era da produtividade, e as ferramentas cruciais para o aumento da eficiência nas empresas são inovações como a Inteligência Artificial, Machine Learning, Mobile Marketing, entre outras.

Por meio da tecnologia, mensagens e e-mails são respondidos em questão de poucos segundos. Além disso, os aplicativos são constantemente otimizados para que sejam utilizados de maneira eficaz e em qualquer lugar.

É preciso ter em mente que a tecnologia mobile nas organizações vai além de oferecer uma rede Wi-Fi de alto desempenho para acesso à internet. Afinal, seu uso envolve deixar o time pronto para usufruir das soluções que reforçam tanto o espírito de colaboração como a criatividade nas empresas.

De fato, a tecnologia mobile não vai parar de crescer tão cedo. Em um mundo em que as relações são comandadas pelo ambiente digital, as inovações em mobilidade e a modernização deixaram de ser coadjuvantes e passaram a ocupar uma posição de protagonismo para uma maior competitividade junto aos concorrentes e para o sucesso de qualquer tipo de negócio.

Se você gostou deste post e quer ficar por dentro de todas as nossas atualizações em primeira mão, curta agora mesmo a nossa página no Facebook!

ION SISTEMAS