fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Gestão   /  Qual é o impacto da gestão de talentos na empresa?
gestão de talentos

Qual é o impacto da gestão de talentos na empresa?

A gestão de talentos é uma mudança considerável realizada nas organizações, cujo objetivo é conseguir promover uma melhor vivência entre colaboradores e gerência, sendo aplicada no contexto do RH estratégico.

Ele tem por objetivo conseguir uma maior retenção dos talentos do negócio, bem como extrair o máximo de performance e motivação — tudo isso com um clima organizacional impecável, obtendo alto desempenho. Além disso, é uma forma de identificar possíveis líderes que poderão ser promovidos futuramente.

Para entender a importância deste conceito, vamos mostrar o impacto da gestão de talentos para as organizações e avaliar de que forma é possível implementá-la. Boa leitura.

Qual a diferença da gestão de talentos para o RH tradicional?

A gestão de talentos marca um novo momento para o RH, que se torna mais estratégico e funcional atualmente. Enquanto no modelo tradicional, a competência de reter colaboradores pertencia praticamente, de forma exclusiva, ao RH, no novo modelo essa é uma responsabilidade que também é dividida com os líderes, gestores e diretores.

O RH tradicional, também, tem um foco maior em questões administrativas, analisando mais itens, como folha de pagamento, processos de seleção, fornecimento de benefícios, entre outros. Já no modelo novo, ela deve ser estratégica, com o objetivo de encantar o colaborador, a fim de conseguir um melhor clima organizacional e maior desempenho ao longo do tempo.

Quais são os princípios da gestão de talentos?

A gestão de talentos deve seguir alguns princípios básicos que nortearão as ações implementadas para este fim. São elas:

  • atração e processo de recrutamento;
  • desenvolvimento, treinamento e aprendizado sobre os princípios da empresa;
  • valores, princípios, missão e visão organizacional;
  • plano de carreira consistente e bem direcionado;
  • gestão por competência.

Todos esses princípios são interdependentes e se complementam, ou seja, é preciso que todos eles estejam devidamente presentes em todas as etapas da gestão de talentos.

Quais os benefícios da gestão de talentos para as empresas?

Uma gestão de talentos eficiente é capaz de trazer uma série de benefícios para a organização. São as principais delas:

  • diminuição das taxas de turnover;
  • funcionários mais motivados;
  • melhor clima organizacional;
  • processos de contratação mais eficientes;
  • menores gastos com recrutamento;
  • construção de um ambiente de alto desempenho nas organizações;
  • ser o local em que as pessoas desejam trabalhar, sendo requisitado por grandes profissionais da área;
  • inserção do seu negócio na nova era do RH, evoluindo do tradicional;
  • melhora a adaptação dos seus novos colaboradores;
  • sensação de que os colaboradores são valorizados em seu negócio, entre outros.

Além disso, a gestão de talentos também cumpre um papel fundamental em fazer com que a organização alcance seus objetivos e metas por meio de maior produtividade, desempenho e eficiência. Com isso, melhoram-se, também, as margens de lucro.

Quais as melhores formas de promover a gestão de talentos nas organizações?

Mas como obter esses benefícios no seu dia a dia? Para isso, é fundamental que o gestor responsável se dedique a promover uma gestão de talentos eficiente em seu negócio. Veja as melhores formas de implementá-la com as dicas apresentadas a seguir.

Tenha um processo de recrutamento impecável

Um primeiro ponto é saber, de antemão, escolher os melhores e com maior potencial para se tornarem os grandes talentos da sua empresa. Quanto menos erros forem cometidos nesta etapa, menores serão as taxas de turnover e a necessidade de investir em realinhamentos com seus colaboradores.

Por isso, conte com um RH forte e parceiros que, alinhados, saberão identificar os perfis que mais se adéquam às expectativas e necessidades do negócio.

Ofereça plano de carreira

O plano de carreira deixa bem claro para o seu público quais são suas oportunidades de crescimento em sua trajetória na empresa, permitindo que ele entenda até que ponto podem ir suas expectativas e evitando frustrações futuras — o que pode gerar desmotivação a longo prazo.

Além disso, o plano de carreira evidencia uma tendência de valorização do colaborador, algo extremamente vantajoso para as empresas.

Ofereça benefícios

Benefícios são sempre um grande atrativo para reter talentos em seu negócio. Novamente, entramos na questão de que seu colaborador precisa se sentir valorizado em sua estadia na organização ou, caso contrário, poderá querer ir para outra empresa.

Alguns benefícios que podem ser concedidos pela sua são:

Faça avaliações de desempenho

As avaliações de desempenho são uma ótima oportunidade para levar um feedback positivo e preciso para seus colaboradores. Por meio dela é possível identificar quais são os principais pontos fortes, de que forma eles atuam para o crescimento do setor e da empresa como um todo, como atuam em equipe, entre outros pontos.

Lembre-se de que não basta apenas fazer a avaliação — é fundamental oferecer esse feedback, principalmente o positivo. O resultado é um aumento da motivação e maior alinhamento com as estratégias da empresa.

Escute o seu colaborador

Nenhuma empresa é perfeita, ou seja, há problemas internos que necessitam ser reavaliados e consertados ao longo do tempo. Ouvir seu colaborador é uma forma de identificar possíveis falhas que possam ocorrer e modificar o que for necessário para um melhor ambiente de trabalho.

Dessa forma, os funcionários terão uma melhor sinergia com a sua loja e darão o máximo de si, sabendo que estarão atuando em um ambiente melhor e mais confortável para eles.

Avalie as taxas de turnover

As taxas de turnover (rotatividade de funcionários) podem ser um indicador importante para mostrar se a empresa está indo no caminho certo ou se é preciso repensar a gestão de talentos como um todo.

Taxas muito altas podem indicar problemas graves internos que estejam ocorrendo de modo geral ou pontualmente em sua empresa, diminuindo o engajamento dos presentes.

Por exemplo, se o seu setor de marketing tem uma alta rotatividade de colaboradores, enquanto os demais estão estáveis, isso pode ser um sinal de problemas com o líder da área, ou com as condições oferecidas no setor para que as pessoas possam trabalhar. Diante disso, os responsáveis devem avaliar as principais causas das saídas e verificar se há a necessidade de reformulação ou reestruturação do setor.

A implementação de uma gestão de talentos eficiente é capaz de inserir seu negócio em um RH mais moderno, eficiente e realmente capaz de alcançar os objetivos desejados pela empresa. Por isso, se você ainda não adotou esse modelo em sua distribuidora, é hora de rever essa questão.

Quer mais dicas interessantes para impulsionar os resultados do seu negócio? Siga nossos perfis no Facebook, no LinkedIn e no Instagram e não perca nenhuma publicação

ION SISTEMAS