fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Tecnologia   /  A importância da automatização de processos em gestão de TI
automatização de processos em gestão de ti

A importância da automatização de processos em gestão de TI

Sua empresa quer encontrar uma solução para evitar indisponibilidade dos sistemas, alavancar seus processos, reduzir custos e obter ainda mais eficiência nas operações?

Então, não deixe de considerar a automatização de processos em gestão de TI. Trata-se de uma excelente estratégia para quem quer investir em um meio de conseguir bons resultados, de forma prática e organizada.

Neste post, apresentaremos quais processos podem ser automatizados, além de todos os impactos da automatização desses processos em gestão de TI e como as soluções tecnológicas podem ajudar em um negócio.

Continue a leitura e confira!

Quais processos na gestão de TI podem ser automatizados?

Geralmente, o setor atacadista prioriza determinadas áreas caracterizadas por atividades mais burocráticas — e o suporte é uma delas. Nesse sentido, sistemas automatizados são utilizados a fim de assegurar que os softwares da empresa estejam sempre estáveis e disponíveis, assim como para dar assistência aos usuários. Tudo isso auxilia bastante a equipe interna de suporte.

Outra questão é a falta de um controle adequado da cobertura de estoque, porque isso é um problema que pode trazer inúmeros prejuízos para o negócio, tanto no caso de excesso quanto de falta de produtos, e até mesmo quando há perda de mercadorias.

Nesse sentido, a má gestão desse setor também afeta muito a área comercial, uma vez que fica difícil prever a demanda sem um histórico confiável e um controle eficiente. Por outro lado, a automatização de processos no estoque traz vantagens que podem ser percebidas por toda a empresa, como:

  • maior velocidade e precisão na busca e contagem de itens;
  • controle mais efetivo sobre o histórico de entradas e saídas de mercadorias;
  • aproveitamento mais eficiente do espaço;
  • redução de custos com desperdícios e mão de obra;
  • ganho de segurança no armazenamento;
  • emissão de relatórios analíticos com indicadores para fundamentar a tomada de decisão;
  • integração com outras áreas do atacado — como a comercial, financeira e logística.

Por fim, mais um alvo da automatização de processos em gestão de TI é o atendimento ao cliente. Com isso, atacadistas e distribuidores conseguem precisão e integração na hora de lidar com problemas mais comuns no suporte, e mais agilidade na gestão da informação dos compradores.

Qual a importância da automatização de processos em gestão de TI?

De acordo com José Renato Neves, gestor de TI na Top Service, o investimento em tecnologia é indispensável para qualquer setor de uma empresa. Afinal, atualmente, e mais do que nunca, a informação é extremamente necessária — quem a tem está à frente nos negócios.

Falando especificamente sobre setor de vendas, por exemplo, a tecnologia alavanca os processos, pois o vendedor tem em mãos as informações necessárias para obter sucesso em sua negociação junto ao cliente. Além disso, essas informações são sempre atualizadas, praticamente em tempo real.

Tendo em mãos preços e estoques atualizados, ele estará sempre pronto para atender o cliente com a máxima excelência, gerando assim uma melhor experiência e maior satisfação. Em consequência disso, ele também fidelizará ainda mais sua carteira, completa José Renato Neves.

Como as soluções tecnológicas podem ajudar?

Ainda segundo o gestor de TI, com as informações atualizadas em mãos e em tempo real, como preços e números do estoque, o vendedor prestará um atendimento mais preciso e ágil ao seu cliente. Com isso, esse distribuidor terá a oportunidade de aumentar o número de visitas diárias, gerando assim mais possibilidades de vendas.

Além disso, com mais agilidade e precisão no atendimento, a fidelização é certa, ou seja, o cliente satisfeito não sente necessidade de procurar por outro fornecedor. Sendo assim, as vendas para esse cliente podem ser maiores, porque ele sabe que o atendimento é bom. No mesmo sentido, o uso das soluções tecnológicas também contribui para:

  • diminuir o tempo de resolução de tickets de vendedores;
  • evitar bugs;
  • gerar reports.

Por que contar com a ION Sistemas?

A tecnologia de ponta utilizada na ION permite que a informação chegue em tempo real ao vendedor, sem a necessidade de processos manuais, como o envio de carga de dados, tal como acontece em muitos sistemas de força de vendas existentes no mercado.

Isso gera velocidade e precisão durante o atendimento ao cliente, e praticamente elimina os problemas existentes, agilizando assim os processos diários, como separação, faturamento, carregamento e entrega dos produtos vendidos.

Como esse sistema oferece maior agilidade e controle dos processos?

Diante da integração total ao ERP utilizado pela empresa, os dados estão 100% atualizados o tempo todo do processo, permitindo a integração 100% precisa dos pedidos de venda. Dessa forma, as etapas de montagem das cargas (roteirização) e de faturamento também são agilizadas, permitindo uma entrega mais rápida e precisa, relata José Renato Neves.

Nesse cenário, a informação também está 100% disponível ao vendedor: vendas realizadas, faturamento, entregas, rupturas (cortes de produtos) etc. De acordo com o gestor de TI, o nível de informações disponível é muito grande.

Qual é o suporte oferecido pela ION e como ele é realizado?

Segundo José Renato, “sinceramente falando, poucas vezes precisei utilizar o suporte da ION, e nessas poucas vezes que utilizei, o atendimento foi sempre muito ágil e profissional.”

Por sua vez, o atendimento é realizado via portal de chamados, em que troca de e-mails são realizadas e, de acordo com a necessidade, chamadas telefônicas também podem ocorrer. Vale destacar que o atendimento por parte do suporte da ION Sistemas é ideal, porque caso haja algum problema, ele é resolvido com muita agilidade.

Quais os diferenciais da ION Sistemas em relação às outras empresas do setor e por que contratá-la?

Além de utilizar tecnologia atualizada, o nível de profissionalismo dos colaboradores da ION Sistemas recebe posição de destaque, assim como grau de conhecimento em relação à ferramenta e ao que ela foi feita para atender.

Por fim, ainda de acordo com José Renato Neves, “eu sou gestor de TI, atuo na área há 24 anos e nunca trabalhei com um sistema tão limpo e preciso. Sua fácil integração e utilização coloca seu negócio anos luz à frente do mercado. E volto a dizer: quem tem a informação tem tudo, e quem não tem com certeza está destinado ao esquecimento. Hoje minha gestão é muito mais fácil, precisa e tranquila; resumindo, hoje tenho vida!”

Se você gostou deste artigo sobre automatização de processos em gestão de TI e quer passar pela mesma experiência do gestor José Renato Neves, entre em contato conosco agora mesmo. Será incrível termos a chance de formar uma parceria de sucesso!

ION SISTEMAS