
Pare de perder vendas! Aprimore o mapeamento da jornada do cliente com IA
Você já parou para se perguntar como a inteligência artificial pode revolucionar o setor de vendas e produzir mais resultados em menos tempo?
Da otimização de processos ao relacionamento com o cliente, a IA tem ganhado espaço e liberado tempo para os times comerciais. Isso se reflete em maior produtividade, mas também em ações mais assertivas quando o assunto é falar com a pessoa certa na hora certa.
E uma das melhores maneiras de encontrar esse timing perfeito é, sem dúvida, otimizar a jornada do cliente. Isto é, o intervalo entre um potencial comprador conhecer a marca que você representa e se tornar um cliente de fato.
Acontece que até bem pouco tempo atrás, a jornada do cliente era otimizada com base em análises históricas, o que levava um certo tempo. Afinal, era necessário coletar dados por vários meses até que eles pudessem se transformar em insights acionáveis.
Hoje, porém, essa dinâmica mudou. Com a inteligência artificial você pode mapear a jornada do cliente em tempo real e realizar ajustes just in time, reduzindo a perda de leads pelo caminho e aumentando as taxas de conversões.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Por que mapear a jornada do cliente?
Quando o assunto é promover experiências inesquecíveis aos seus clientes, não há como abrir mão da personalização. E não estamos falando apenas de chamar a pessoa do outro lado de um e-mail pelo nome.
Para que os resultados sejam cada vez melhores, é necessário compreender a fundo quais passos cada potencial comprador dá até o tão esperado “sim” e o fechamento do contrato.
Nesse cenário, o mapeamento da jornada do comprador entra como uma ferramenta indispensável, mostrando como ele se comporta a cada passo. Assim, você pode se adiantar e prever necessidades e quebrar objeções, conduzindo-o para uma negociação mais leve, fluida e individualizada.
Todo esse esforço de entendimento da jornada do cliente visa facilitar o caminho que ele percorre, encantando-o a cada passo para que ele não só compre, mas se mantenha fiel ao seu atacado e distribuição.
Onde a IA entra nesse processo?
Como você viu no início do artigo, antigamente o mapeamento da jornada do cliente era feito com base em dados históricos e feedbacks de clientes.
Essa dinâmica exigia tempo para coleta de informações e maturidade por parte da empresa em acolher os feedbacks dos clientes e transformá-los em mudanças reais.
Contudo, em um mercado tão competitivo quanto o de atacado e distribuição, não há mais espaço para esperar meses por essas mudanças. E é aí que entra a inteligência artificial.
Com tecnologias baseadas em IA, a jornada de compra de cada prospect e cliente pode ser monitorada em tempo real. Logo, você tem acesso a dados atualizadíssimos sobre cada passo dado.
Esses dados, somados a uma análise comportamental histórica de todos os clientes, pode sugerir insights também em tempo real, visando aprimorar a experiência de cada comprador e assim reduzir os ruídos de comunicação que poderiam impedi-lo de realizar uma compra ou demorar mais para tomar uma decisão.
Além disso, a IA tem a capacidade de prever acontecimentos futuros, o que chamamos de análise preditiva. Essa função permite planejar ações futuras que garantirão maior adesão dos prospects e leads ao seu pipeline de vendas, aumentando as oportunidades de negócios.
Mas é claro que não para por aí. A inteligência artificial também pode oferecer análises prescritivas, transformando de uma vez por todas o modo como você encara a jornada do cliente.
Afinal, ela passa também a sugerir ações mais assertivas para garantir a conversão de cada cliente. Algo que pode revolucionar os seus resultados.
Como aprimorar a jornada do cliente com IA
Produtividade, escalabilidade, assertividade e proatividade são pilares fundamentais de uma atacado e distribuição que se apoia em ferramentas de inteligência artificial para incrementar a jornada de seus clientes.
Mas para que o time de vendas alcance essa eficiência, é necessário dar alguns passos atrás e criar as estruturas que darão as bases para esse crescimento exponencial.
Sua base de dados é o ponto de partida
A verdade é que a inteligência artificial não faz nada sozinha. Para que seja eficaz e apresente todos os benefícios que você viu ao longo deste artigo, ela precisa ser alimentada com informações.
Essas informações devem vir de fontes seguras, como dados do seu CRM, do seu software de automação da força de vendas e até mesmo do financeiro do seu atacado e distribuição.
Todos esses dados, quando acessados pela IA, se transformam em insumo para que ela analise padrões e comportamentos. A partir dessas análises, ela então oferece insights que podem ser colocados em prática.
Portanto, o ponto de partida para mapear a jornada do cliente com IA é ter a segurança de que as fontes de dados usadas para alimentar a inteligência artificial são confiáveis e retratam as informações que você precisa analisar.
A tecnologia faz a diferença
A escolha de qual ferramenta de IA será implementada para mapear a jornada do cliente também é fundamental. Afinal, quanto mais recursos ela oferecer, mais insights você pode obter para otimizar a jornada de compra e acelerar seus resultados de vendas.
Nesse sentido, vale a pena fazer uma pesquisa de mercado e conhecer as soluções disponíveis, bem como o nível de adaptabilidade que elas têm para se adequarem à estrutura e rotina do atacado e distribuição que você representa.
O refinamento vem da experiência
Conforme você ganha experiência com a inteligência artificial, pode refinar a forma como ela compreende a jornada do cliente. Dessa forma, as oportunidades de otimização da jornada de compra se amplificam, contribuindo para um crescimento sustentável nos resultados de vendas.
Pouco a pouco, você percebe que não perde tantas oportunidades quanto antes, pois sabe exatamente quando intervir para gerar maior confiança no processo e conduzir cada lead para a conversão.
Agora que você já sabe como mapear a jornada do cliente e obter mais resultados, não deixe de conferir como transformar a sua jornada de vendas com IA!
Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela Évelim Wroblewski .