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Logística lean no mercado atacadista: saiba como incorporá-la

logística lean no mercado atacadista

A logística lean no mercado atacadista consiste em uma forma eficiente de reconhecer e eliminar tarefas que são desperdiçadas na cadeia produtiva de suprimentos, de modo a elevar o fluxo do produto e a rapidez com que ele é transportado.

É importante destacar que cada passo dado na logística lean tem como propósito realizar a separação qualitativa das atividades entre aquelas que ocasionam valor e aquelas que não geram valor na cadeia de suprimentos, com a finalidade de eliminar todas que estão presentes no segundo grupo.

Assim, diminuir o desperdício com tarefas que não agregam ao processo é a principal finalidade do pensamento lean. Continue a leitura e saiba como incorporar a logística lean no seu negócio!

Por que a logística lean deve ser aplicada nas empresas?

A sua distribuidora tem muito a ganhar ao inserir a metodologia lean em seus processos logísticos. A vantagem mais clara é o aumento dos lucros. Afinal, a ideia é reduzir gastos desnecessários e elevar a produtividade. Consequentemente, isso proporciona maiores ganhos no decorrer do tempo.

Além do mais, os gestores começam a ter mais controle sobre a instituição ao aderir essa estratégia. Isso ajuda na tomada de decisões e auxilia os líderes nas mudanças que a empresa precisa realizar para obter bons resultados.

Como a logística lean pode ser incorporada no mercado atacadista?

É primordial saber como implementar a logística lean no mercado atacadista para que os objetivos aconteçam de forma correta. Saiba agora como realizar esse processo!

Realize um estudo logístico

Inicie realizando uma análise de todo o setor logístico da sua organização, encontre as atividades e os colaboradores envolvidos em cada etapa e os resultados ocasionados. A partir desse momento, você será capaz de estudar a maneira como a logística do seu empreendimento se organiza atualmente. Com isso, é possível encontrar o que pode ser modificado e eliminado para se adequar ao modelo lean.

Inverta o fluxo de valor

É necessário ressaltar que, na logística lean, o fluxo de valor é invertido. Isso quer dizer que o cliente é quem estabelece os processos mais eficientes de produção, a matéria-prima a ser usada e os gastos que devem ser excluídos.

Logo, ao identificar quais são seus clientes e realizar um estudo a respeito deles, você será capaz de compreender quais são aquelas atividades e processos que geram valor para o consumidor final e, assim, elaborar um método para a inserção da logística lean.

Conte com a tecnologia

Inserir esse modelo lean não é uma tarefa simples. Contudo, existem diversas ferramentas tecnológicas que podem ajudar o atacadista durante essa fase. Por exemplo, os softwares ERP são capazes de realizar toda a gestão de estoque, finanças e logística. Além disso, deixam todos os processos de maneira automatizada e integrada. Não se esqueça de que administrar dados é um dos pontos mais importantes para inserir a logística lean.

Como vimos, a logística lean no mercado atacadista faz toda a diferença. Assim, quando o empreendedor decide não aderir a essa metodologia, seus resultados podem não ser satisfatórios, seus lucros não são elevados e, além do mais, ele gastará recursos com atividades que não geram retorno para seu negócio. É fundamental se destacar da concorrência e elevar a rentabilidade para conseguir lugar no mercado, e a aplicação da logística lean é uma estratégia para isso.

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