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Cresça com eficiência: como escalar uma distribuidora sem perder o controle

Cresça com eficiência: como escalar uma distribuidora sem perder o controle

Com um crescimento de 5,4% no primeiro semestre de 2025, o setor de atacado e distribuição tem se mostrado resiliente diante dos desafios do mercado e a instabilidade econômica, a qual afeta o comportamento de compra dos consumidores.

Com um crescimento de 5,4% no primeiro semestre de 2025, o setor de atacado e distribuição tem se mostrado resiliente diante dos desafios do mercado e a instabilidade econômica, a qual afeta o comportamento de compra dos consumidores.

Mas ser resiliente não garante um futuro sustentável. Mais do que nunca, é necessário crescer de forma eficiente, o que compreende expandir de forma estruturada, preservando margens e mantendo a qualidade dos serviços prestados.

Se você está com dificuldades para dar os primeiros passos nessa jornada de expansão, continue a leitura. Vamos te ajudar a escalar sua distribuidora sem perder o controle gerencial.

Processos: as bases do crescimento exponencial

Escalar as operações sem uma cuidadosa revisão dos seus processos internos pode levar à exponenciação de problemas estruturais, culminando em mais problemas a serem resolvidos.

Por isso, antes de pensar em crescer, é fundamental certificar-se de que os processos estão bem desenhados e que todos os gaps, falhas e brechas que podem gerar problemas tenham sido mapeados e sanados.

Nesse sentido, é essencial realizar um mapeamento de processos junto com a sua equipe, a fim de organizar os fluxos de trabalho e torná-los mais eficientes antes de escalá-los.

Lembre-se que o uso de KPIs — Key Peformance Indicators é fundamental para monitorar o sucesso dessa empreitada e assegurar que o trabalho de estruturação está pronto para a próxima fase.

Fortaleça sua base tecnológica

Uma vez que os processos tenham sido mapeados e as falhas resolvidas, é hora de verificar quais tecnologias podem contribuir para aumentar a eficiência dos fluxos de trabalho.

Fazer uso de softwares como serviço pode facilitar a implementação de novas tecnologias, além de contribuir para dimensionar melhor o investimento de tempo e recursos na adoção de tais ferramentas.

Na hora de escolher as tecnologias que farão parte do seu tech stack, verifique a possibilidade de integração com softwares legados e outras ferramentas que você possa vir a usar no seu atacado e distribuição.

Dessa forma, você cria um ecossistema tecnológico flexível e adaptável, que permitirá escalar as operações com mais facilidade.

Conheça seus clientes

Na hora de prospectar clientes, é bastante comum que empresas do atacado e distribuição foquem apenas em características regionais ou de nicho de mercado. Contudo, é cada vez mais necessário conhecer a fundo quem são os tomadores de decisões e o que eles buscam na hora de comprar.

Dentro dessa perspectiva, para crescer com eficiência você também deve conhecer profundamente quem são seus clientes, por que eles escolhem seu atacado e distribuição e como você pode surpreendê-los. Dessa forma, ficará mais simples atrair novos clientes e otimizar o seu pipeline de vendas, escalando resultados com mais velocidade e precisão.

Comece entendendo quem são seus clientes atuais e que tipo de valor eles veem na relação com a sua distribuidora. Se possível, agende uma entrevista com os principais compradores, a fim de obter feedbacks sinceros sobre os produtos e serviços oferecidos pelo seu atacado.

Num segundo momento, você pode investir em pesquisas de mercado, a fim de expandir sua compreensão sobre o seu mercado consumidor. Também é válido coletar informações em eventos do setor e realizar benchmarking com outras empresas, para descobrir novas formas de conhecer e surpreender seus clientes.

Prepare seu time

Contar com tecnologias que favorecem a escalabilidade das operações é ótimo. Mas sem uma equipe capaz de acompanhar esse crescimento, você pode acabar com uma barreira ainda maior do que a falta de tecnologia.

Diante disso, ao decidir escalar com eficiência, lembre-se de preparar seu time para a mudança. Isso pode envolver treinamentos para operar novas tecnologias, remanejamento de pessoal e até mesmo novas contratações.

Ter isso em mente permitirá que você se prepare financeira e estruturalmente para dar o suporte necessário, para que a sua distribuidora cresça de maneira gradativa e sem entraves.

Otimize a logística

Escalar as operações em uma distribuidora requer um olhar detalhado sobre os processos logísticos, já que estes ocupam uma grande parte de toda a operação.

Nesse sentido, apenas dobrar a quantidade de clientes sem se preocupar em como atendê-los da melhor forma possível pode se revelar um erro fatal.

Reforce o financeiro e escale com mais lucratividade

Quanto mais você vende, mais complexo o planejamento financeiro e tributário se tornam. Por isso, o controle financeiro é um ponto-chave para qualquer distribuidora que deseja escalar resultados.

Primeiramente, certifique-se de ter um planejamento financeiro de longo prazo, que leve em consideração possíveis investimentos em tecnologias e contratação de funcionários para o crescimento.

Em segundo lugar, tenha em mãos um Demonstrativo de Resultados (DRE) atualizado, com visão por linha de produto, região e cliente. Dessa forma, você saberá de onde está vindo o lucro do seu atacado e distribuição.

Ter um capital de giro saudável é outro ponto determinante para o sucesso no crescimento. Sendo assim, revise prazos e condições de pagamentos com fornecedores de modo que sua distribuidora possa operar de forma tranquila, sem a necessidade de tomada de empréstimos ou dificuldades de pagamento.

Para finalizar a nossa conversa

Escalar as operações de uma distribuidora é muito mais do que escalar vendas. É amadurecer para o seu mercado e encontrar novas formas de atrair, converter e fidelizar clientes.

Sem um olhar estratégico para o seu negócio e uma visão de futuro que contemple não só o seu sucesso, mas também o de seus clientes, isso se torna impossível.

Mas sabe com o que você não precisa se preocupar? Com a tecnologia. Afinal, aqui na ION desenvolvemos soluções que ajudam seu atacado e distribuição a escalar o sucesso todos os dias.

Fale agora mesmo nossos consultores e cresça com mais eficiência!

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .