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Tecnologia, pessoas e estratégia: o pilar do seu sucesso em vendas em 2023

Tecnologia, pessoas e estratégia o pilar do seu sucesso em vendas em 2023

O ano de 2023 já começou e está a todo vapor? Então pare por um momento e reflita: os pilares para que este ano seja um sucesso para o seu negócio estão bem assentados?

Para que uma empresa seja bem-sucedida, existem três pilares centrais que não podem ficar desequilibrados: tecnologia, pessoas e estratégia.

Pessoas: o centro de tudo

Quando se trata do sucesso de uma organização, não dá dúvidas ou questionamentos: são as pessoas que fazem a diferença. Isso porque são elas que constroem o relacionamento com os clientes.

Desde a recepcionista até a diretora financeira, todas estão envolvidas com o processo de gerar valor para o público-alvo da organização, seja dentro ou fora dela.

E quando se trata de vendas, esse papel se torna ainda mais importante, pois o time de vendas é a linha de frente da sua empresa. É ele que está em contato direto com cada cliente, criando confiança. Por isso, colocar as pessoas no centro das decisões da sua empresa é tão fundamental.

E como você pode fazer isso?

Trabalhando o desenvolvimento de pessoas, sua empresa se fortalece, consolidando a cultura organizacional e criando um time capaz de vender muito mais.

Estratégia

Se você já tem pessoas qualificadas e já as colocou no centro das decisões da sua organização, o próximo passo é olhar para a estratégia.

A estratégia da sua empresa está construída sobre bases sólidas? Existe um plano de ação para o curto, médio e longo prazo? Sua empresa consegue se manter sustentável por quanto tempo?

Seu sucesso em vendas virá na medida em que a sua estratégia for bem delineada, pois é ela quem orienta as ações de toda a organização, inclusive do time de vendas.

Correndo o risco de parecermos repetitivos e até óbvios, vamos listar algumas questões que você precisa analisar:

Se a sua resposta foi “sim” para todas as perguntas, parabéns, você já deu o primeiro passo. Agora é preciso transformar esses dados em uma estratégia acionável.

Isso significa entender se é possível aumentar o seu market share, por exemplo, como se sobressair aos seus concorrentes, como expandir as suas vendas…

A partir dessa análise, você cria o seu plano de ação, que deve estar estruturado de modo a fornecer indicadores consistentes de cada resultado. Para tanto, defina cada ação e o indicador correspondente, bem como a forma de mensuração dele.

Se tiver alguma dificuldade nesta etapa, baixe o nosso Guia dos principais KPIs para atacadistas, distribuidoras e indústrias.

Tecnologia

O terceiro pilar de sucesso para que você tenha boas vendas em 2023 é a tecnologia. Atualmente, sem a tecnologia certa, sua empresa fica impedida de crescer de forma escalável, perdendo inúmeras oportunidades.

Mas quais tecnologias você precisa para ser um sucesso em vendas em 2023?

Automação de vendas

De acordo com a Gartner, 77% dos compradores B2B consideram suas jornadas como clientes algo difícil. E não é para menos: existem mais pessoas envolvidas na tomada de decisão; existe maior responsabilidade nessas compras; e falta tecnologia que facilite essa jornada.

Dentre as tecnologias que não podem faltar para que a jornada do cliente B2B seja otimizada, está a automação de vendas. Isto é, ferramentas que proporcionem processos de compras mais facilitados.

Isso implica oferecer compras online e offline de forma integrada, emissão automática de pedidos para o estoque, envio automatizado da nota fiscal para o cliente, possibilidade de conferência do pedido através de e-mails transacionais, dentre outros recursos.

Personalização do atendimento via Inteligência Artificial

Enquanto a automação de vendas trabalha para acelerar fluxos processuais, a Inteligência Artificial (IA) atua na segmentação comportamental dos clientes.

E por que isso faz diferença no seu saldo de vendas ao final do ano?

Porque através da IA, você pode fazer recomendações de produtos de forma personalizada para cada cliente, de modo a ofertar exatamente o que ele precisa no momento em que ele mais precisa.

Este ainda é um diferencial que poucas empresas usam na hora de alavancar vendas. Mas ele guarda um potencial enorme de fazer com que o seu faturamento vá muito além do esperado.

Aplicativos mobile

Outra fonte importante de vendas, não só para 2023 como para os próximos anos, está nos aplicativos mobile. E o motivo é simples: cresce cada vez mais o número de empresas que apostam no trabalho remoto ou híbrido. Horários fixos de trabalho também estão sendo abolidos em vários segmentos.

Isso significa que o seu cliente não fica mais parado no escritório por 8 ou 9 horas diárias. Ele está em movimento. E o dispositivo que não sai de perto dele se chama smartphone.

Ter uma tecnologia capaz de acompanhar seus clientes B2B aonde quer que eles estejam é fundamental para que você não perca oportunidades de vendas.

E sabe o que é melhor? Com a automação de vendas e a inteligência artificial, você pode ter uma solução completa que conecta sua empresa aos seus clientes de ponta a ponta de forma rápida e eficaz.

O cliente dá um clique em qualquer lugar do mundo e aciona toda a sua operação de vendas para que você entregue seus produtos com segurança, agilidade e a qualidade que ele merece.

Quer saber como conectar todos esses pontos e ter uma verdadeira máquina de vendas em 2023? Entre em contato conosco!