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Retenção de talentos: descubra qual a importância para o sucesso do seu negócio

Descubra qual a importância da retenção de talentos para o sucesso do seu negócio

Um dos principais segredos do sucesso das empresas mais inovadoras do mundo é a retenção de talentos. Quer saber o motivo? Essas organizações entendem que investir em pessoas torna o empreendimento estrategicamente mais forte diante da concorrência, além de proporcionar resultados melhores a curto, médio e longo prazo.

Este post traz todas as dicas sobre como, de fato, praticar a retenção de talentos no dia a dia do seu negócio e ter bons resultados com isso. Continue a leitura e confira!

Disponibilize um bom plano de carreira

Muitas pessoas sonham em ter a oportunidade de construir uma longa carreira de sucesso em uma empresa. Diante disso, a marca que apresenta um plano de carreira bem-estabelecido e conciso tem muito mais chances de reter os seus melhores profissionais.

Por outro lado, um dos pontos que mais leva os talentos a buscarem o desligamento de uma organização é a frustração em relação aos planos de carreira e o desejo por maiores remunerações. Isso porque os funcionários que se sentem perdidos em relação às possibilidades de evolução na profissão têm uma tendência a ficarem insatisfeitos.

Nesse sentido, o desenvolvimento de uma estratégia de investimentos previamente definidos nesses talentos, mais uma educação corporativa que conte com planos de carreira a longo prazo, são aspectos fundamentais para que a retenção seja possível.

Da mesma forma, é muito importante promover uma atualização de salários sempre quando for preciso. Afinal, manter uma boa posição em um cenário tão competitivo de equiparação salarial de mercado e desembolsar um maior budget é bem mais vantajoso do que a empresa perder o talento para a concorrência e precisar substituí-lo.

Invista na profissionalização da equipe

É muito importante criar incentivos à aprendizagem do colaborador. Dessa forma, ele sempre estará motivado a se atualizar, trazendo benefícios tanto para o desenvolvimento das suas atividades como para a sua evolução profissional.

Para isso, não hesite em direcionar recursos que promovam a profissionalização da sua equipe, por meio da oferta constante de cursos e treinamentos.

Melhore a comunicação interna

O diálogo aberto dentro da empresa, tanto vertical quanto horizontal, é um fator-chave para o sucesso na retenção de talentos. Quando há uma boa comunicação interna, todos conseguem desempenhar suas tarefas com qualidade e ficam mais alinhados. Além de contribuir substancialmente para melhorar o clima de trabalho.

Para tanto, essa prática deve começar pelo topo do empreendimento, e uma boa dica é utilizar a política de portas abertas. Nela, todos os gestores e os líderes, inclusive o CEO, devem compreender a importância de se comunicar adequadamente com seus colaboradores.

Além disso, não abra mão de adotar cada vez mais novos e diferentes canais de comunicação, tais como:

Implemente a cultura do feedback

Para adotar as dicas que sugerimos até aqui, é fundamental implementar uma cultura de feedback a fim de que as ações não se transformem em possíveis frustrações. Até porque, o colaborador trabalhará esperando que tenha chances de escalar dentro do plano de carreira. Caso isso não seja possível, é importante que ele saiba em quais aspectos deve melhorar para atingir suas metas.

Por parte da empresa, deve haver uma abertura a opiniões. Além disso, a prática deve incluir o retorno ao funcionário a respeito tanto de sua postura quanto de sua produtividade. Da mesma maneira que é necessário descrever o comportamento dos colaboradores, também é preciso ter ciência sobre como eles se sentem quanto aos procedimentos da instituição.

Por fim, se você quer avaliar as próprias condutas do negócio, escute a opinião e as sugestões dos seus contratados. Inclusive, é por meio dessas informações que é possível modificar o que for preciso para colaborar ainda mais com as estratégias de retenção de talentos da empresa.

Estude as aptidões dos colaboradores

Formar um grupo de trabalho produtivo e satisfeito com suas funções também é uma prática relacionada à retenção de talentos dentro da empresa. Em outras palavras, alocar as pessoas certas em suas devidas posições, em prol de um melhor aproveitamento das suas habilidades, alavanca o engajamento dos funcionários e os indicadores de produtividade.

Essas decisões devem estar acompanhadas de uma boa comunicação interna. Afinal, é fundamental que as pessoas tenham em mente a definição bem clara dos processos organizacionais que executarão na empresa. Além disso, eles devem fazer sentido para todos os participantes de uma equipe.

Ofereça mais qualidade de vida ao time

Quando o profissional começa a perceber que a sua qualidade de vida se torna cada vez menor e que não tem mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal, a tendência é que ele busque por novas oportunidades.

Por isso, é essencial se importar verdadeiramente com as frequentes alterações de humor, problemas emocionais e físicos que um funcionário possa desenvolver em função da pressão da rotina de trabalho. Além disso, tome medidas para que esse tipo de situação não seja um problema na sua empresa.

Existem bons recursos para identificar oportunidades de melhoria em um modelo de trabalho, por exemplo, programas de acolhimento e reuniões “um a um” abrangentes, em que o gestor deve demonstrar um interesse genuíno pela carreira e pelo bem-estar do colaborador.

Por fim, um desafio grande para as organizações é mostrar aos seus funcionários que elas realmente se preocupam com eles. Não somente fazendo discursos motivacionais, mas com ações específicas.

Uma excelente maneira de observar o progresso de um profissional é por meio do uso de ferramentas tecnológicas, como soluções existentes no mercado que facilitem a gestão da equipe e o acompanhamento do time em tempo real, por exemplo.

Afinal, para obter diferencial competitivo, além de adotar as melhores práticas para a retenção de talentos, sua empresa também deve ser capaz de identificar todos aqueles colaboradores que realmente ocupam uma posição de destaque no contexto do seu negócio.

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