ION SISTEMAS

Relacionamento com fornecedores: como fortalecer sua cadeia de suprimentos?

Relacionamento com fornecedores: como fortalecer sua cadeia de suprimentos?

Relacionamento com fornecedores: como fortalecer sua cadeia de suprimentos?

Um atacado e distribuição não opera sozinho. Existe uma extensa cadeia de parceiros que precisam estar alinhados com o seu negócio para que suas vendas não parem e os seus produtos cheguem aos clientes no prazo acordado.

Esse alinhamento depende de uma série de fatores, como comunicação de mão dupla, integração de sistemas, geração de valor para ambas partes e uma visão de futuro que englobe todas as partes envolvidas.

Também requer uma estratégia de negócios que não foque apenas no crescimento do seu atacado e distribuição, mas de todo o seu ecossistema de parceiros. Afinal, você depende deles para continuar expandindo suas operações.

É por essa razão que cada vez mais empresas investem no relacionamento com fornecedores, buscando não só otimizar suas cadeias de suprimentos, mas também garantir sustentabilidade a longo prazo.

Se você também está empreendendo essa jornada, continue a leitura. Vamos te ajudar a fortalecer o relacionamento com seus fornecedores e potencializar a sua cadeia de suprimentos.

Relacionamento com fornecedores: custo ou investimento?

A gestão do relacionamento com fornecedores é uma atividade estratégica para qualquer atacado e distribuição que deseja crescer de forma escalável e sustentável. Afinal, você jamais conseguiria atender seus clientes de maneira adequada se os seus parceiros de negócios não oferecessem produtos de qualidade a preços acessíveis e prazos razoáveis.

O que ocorre atualmente no mercado é que, enquanto alguns atacados veem seus fornecedores como meros vendedores de insumos, outros compreendem o valor de uma cadeia de abastecimento sinérgica e integrada. E isso rende bons resultados.

Primeiramente, investir no relacionamento com fornecedores contribui para alavancar os negócios, já que você pode contar com seus parceiros para o desenvolvimento de soluções mais personalizadas e entregas mais rápidas para os seus clientes.

Em segundo lugar, uma cadeia de suprimentos integrada reduz custos operacionais, como estoques parados, o que influencia diretamente a sua margem de lucro e diminui a necessidade de grandes espaços de armazenagem.

Por fim, ter um bom relacionamento com fornecedores ajuda seu atacado e distribuição a ter mais resiliência diante das flutuações de mercado, o que pode ser determinante para enfrentar períodos de maior dificuldade financeira.

Melhores práticas de relacionamento com clientes

Agora que você já sabe por que deveria investir mais em fortalecer a sua cadeia de suprimentos por meio de bons relacionamentos, vamos ao que interessa: como fazer isso?

Entenda e segmente seus fornecedores

Todo relacionamento começa com um conhecimento profundo das pessoas com as quais você está interagindo, certo? Portanto, o primeiro passo que você deve dar é saber quem são seus fornecedores e qual o nível de importância de cada um para o seu atacado e distribuição.

Esse mapeamento é fundamental porque fornecedores habituais e que influenciam diretamente seus resultados devem ter um investimento maior do que aqueles que são esporádicos.

Essa avaliação envolve questões como importância operacional, valores gastos e impacto técnico na sua atividade. O histórico de relacionamento também tem um peso aqui, que pode ser trazido como um fator diferencial para criar uma hierarquia de fornecedores-chave.

Atribua indicadores de performance para essas parcerias

A forma mais confiável de saber quem são seus fornecedores estratégicos é atribuir indicadores de desempenho que possam ajudar a compreender quem tem mais impacto sobre a sua operação e o porquê.

Aqui, entram métricas financeiras, cumprimento de prazos, atenção aos detalhes de cada contrato, bem como riscos associados. O segredo é não guardar os dados para si, mas compartilhá-los com seus parceiros para que eles também possam agir de forma proativa e assim garantir uma parceria de valor.

Confiança como motor de crescimento

Estabelecer relações de confiança e canais de comunicação que facilitem o debate de ideias e a criação de soluções conjuntas é a melhor maneira de fortalecer a sua cadeia de suprimentos e o relacionamento com fornecedores.

Isso porque a confiança é um elo difícil de ser quebrado, que proporciona diálogos mais produtivos e parcerias mais duradouras. Além disso, favorece a transparência nas ações e o compartilhamento de responsabilidades, questões indispensáveis para um crescimento sustentável.

Alinhamento de objetivos

Imagine que você pretende expandir suas vendas em 20% no próximo trimestre e simplesmente não avisa seus fornecedores disso. O risco de ficar sem produtos para atender a demanda dos seus clientes é muito grande, certo?

Por outro lado, se você tem um alinhamento estratégico com seus fornecedores, pode não só expandir as suas vendas mas também contribuir diretamente para o crescimento dos seus parceiros, por meio do compromisso de um volume mínimo de mercadorias, por exemplo.

Valorize suas relações com fornecedores

Detalhes técnicos e estratégicos podem ser pactuados com certa facilidade, mas existe um diferencial que não pode ser deixado de lado: a valorização.

Quando você valoriza seus parceiros de negócios, tem mais chances de construir vínculos duradouros e assim crescer sem medo e sem barreiras. Mas como fazer isso?

Criar um programa de fornecedores premium, no qual eles possam ter acesso a ferramentas diferenciadas, canais de comunicação diretos, processos simplificados e insights estratégicos para suas próprias empresas é uma boa forma de começar.

Você também pode disponibilizar concierges de IA para auxiliar na resolução de problemas, assim como FAQs inteligentes e outros recursos que fortalecem o relacionamento sem, no entanto, onerar a sua equipe.

Invista em tecnologia de ponta

O relacionamento com fornecedores também depende da sua capacidade de integrar sistemas de gestão, de modo a otimizar processos e facilitar a coleta e análise de dados.

Quanto mais integrado seu atacado e distribuição estiver aos seus fornecedores, menores serão as chances de atrasos em pedidos e entregas, dificuldades de pagamentos e outras barreiras que impeçam o seu crescimento.

Por esse motivo, a tecnologia cumpre um papel de suma importância, facilitando o fluxo de informações e otimizando o tempo das pessoas, o que contribui para uma maior produtividade, segurança e resultados.

Aqui na ION acreditamos no poder das parcerias, por isso, desenvolvemos soluções especializadas no segmento de atacado e distribuição para que você possa crescer com qualidade e confiança. Fale agora mesmo com um de nossos consultores e saiba como podemos te ajudar!

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .