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Estoque parado

Estoque parado: quais os malefícios e como resolver esse problema?

Diversas organizações identificam o estoque como uma área somente para armazenamento de produtos. Nem todas se atentam que o estoque parado prejudica a saúde financeira da empresa.

Para que esses produtos ficassem armazenados, houve a necessidade de investimento. Por isso, continuar com o estoque sem giro, sem realizar compras e sem um planejamento rigoroso acaba por ocasionar um efeito inverso ao objetivo de desenvolvimento empresarial.

Dessa forma, a expressão “estoque parado” corresponde a “dinheiro parado”. Visto que o valor depositado nele é verba que deixa de ser empregada em outras áreas, afetando o progresso de todo o negócio.

Além disso, dependendo do produto estocado, o empresário ainda pode lidar com perdas, devido aos vencimentos, o que ocasiona enormes prejuízos. Para saber um pouco mais sobre os malefícios desse problema, continue a leitura e confira as informações!

Realize uma boa gestão de estoque

Quanto menos produtos parados, mais dinheiro circulante sua empresa terá. Em contrapartida, a ausência de produtos armazenados pode afetar as vendas, posto que a quantidade acessível para oferta pode não ser suficiente para abastecer as necessidades de seus consumidores, sejam eles externos, consumidor final ou outras empresas, e até mesmo internos.

Logo, torna-se essencial uma administração de estoque eficiente, que conte com especialistas de confiança, ferramentas computadorizadas, com a finalidade de proporcionar mais garantia nas informações, bem como um gerenciamento ativo da quantidade de produtos parados.

Invista em uma boa relação com os supervisores

É primordial investir na comunicação com os supervisores, desde o momento em que o estoque é montado até a próxima solicitação dos novos itens. E essa ação precisa ser mais comum do que muita gente imagina.

Por fim, eles precisam estar atentos de como caminham as suas vendas e quais as suas adversidades, para poder ajudar o empreendedor no gerenciamento do estoque.

Além do mais, preservar essa boa relação também é vantajoso aos supervisores, já que as vendas refletem o apoio que eles têm oferecido. Em razão disso, busque informar a eles quais os produtos são mais vendidos e quais demoram mais para sair do estoque.

Sem dúvida, conservando uma boa relação com os supervisores, todos sairão beneficiados. Afinal, oferecer um fator de confiança é uma garantia para os supervisores de que você continuará com suas vendas elevadas.

Faça promoções

Não é interessante se apegar demais ao estoque. Mercadorias que ficam muito tempo paradas nas estantes perdem diariamente o seu valor de revenda, além de sofrerem depreciação e vencimento do prazo de validade.

Por causa disso, é fundamental avaliar a situação, realizar uma pesquisa de mercado e compreender a realidade dos produtos parados nas prateleiras. Se o empreendedor chegar à conclusão de que os consumidores não serão capazes de comprar todos os itens em condições normais, chegou o momento de investir em uma promoção.

É importante lembrar que vários produtos que eram muito buscados acabam sendo deixados de lado pelos compradores. Já outros, que estavam em menor quantidade, podem acabar assumindo a prioridade do negócio.

É preciso ter uma visão mais ampla e colocar a saúde financeira da loja em primeiro lugar, mesmo que o investimento nos produtos tenha sido elevado — uma recuperação parcial é mais importante que uma perda total do valor gasto.

Nesse contexto, crie promoções periódicas e avalie a resposta dos clientes aos descontos ofertados. Uma liquidação rápida de todos os produtos armazenados, apesar de conseguir um retorno reduzido, por causa dos descontos, pode resultar em uma boa quantia em caixa para poder planejar a próxima reposição.

Identifique a sazonalidade dos produtos

Um dos passos primordiais para tornar a gestão de estoque parado mais eficiente é identificar o começo e o fim das fases sazonais de cada produto. Para isso, é preciso conhecer quando as vendas começam a subir e qual é o ponto em que elas começam a cair, a ponto de parar.

Vale salientar, por exemplo, sobre a venda de artigos natalinos — o mais certo é iniciar a preparação do estoque em novembro, ou antes.

Ainda, é importante destacar que o setor de moda está abundantemente sujeito à sazonalidade. As roupas que não são vendidas em um determinado período não são bem aceitas pelos consumidores nas estações seguintes, o que torna fundamental liquidá-las.

Identificar a sazonalidade é essencial, principalmente em indústrias em que o caso é ainda mais grave. Visto que, dificilmente, ela achará, mesmo que oferecendo grandes benefícios aos distribuidores, compradores dispostos a adquirir mercadorias com poucas chances de aceitação pelo mercado.

Use a tecnologia a seu favor

A maneira mais comum de controlar o estoque da empresa envolve várias planilhas e inventários de produtos que acabam se perdendo pelo caminho. Felizmente, a utilização da tecnologia no gerenciamento de estoque virou uma atividade mais eficaz, proporcionando resultados satisfatórios para toda a organização.

Um controle de estoque bem executado é capaz de elevar a eficiência organizacional, reduzir os gastos operacionais e, consequentemente, potencializar a capacidade de obter lucro.

Como você já sabe, a lucratividade surge a partir da distinção positiva entre as despesas e receitas. Quando não é plausível aumentar as receitas, é inevitável diminuir os custos. Logo, gastar mais do que o necessário com o estoque não é uma das maneiras mais inteligente de gestão.

Desse modo, a tecnologia oferece alguns softwares que permitem a administração à distância do armazenamento de todos os produtos da empresa, gerando menos trabalho operacional, minimizando o desperdício e aumentando a eficácia na reposição. Como foi mencionada, a tecnologia é importante em vários setores da empresa, mas quando se fala em estoque e logística ela é essencial.

Por causa disso, se a organização ainda não faz uso de um software de gestão de estoque, inicie uma pesquisa para solucionar contratempos na empresa. Visto que, certamente, ela se tornará mais eficiente e seus índices de lucratividade aumentarão muito.

Portanto, ao seguir todas essas dicas, o investidor estará apto a efetuar um controle de estoque mais eficiente, dessa forma, se livrando das mercadorias paradas nas prateleiras.

Logo, uma boa administração do estoque parado não é uma atividade simples. Desse modo, considere um software automatizado para sua organização. Ele vai contribuir na redução de gastos desnecessários e prevenir possíveis despesas.

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