Atacadista e distribuidor: dicas para quem está começando

VENDAS

Começar um novo negócio é uma decisão importante, que vai além do empreendedorismo, pois envolve muito planejamento e dedicação. Principalmente para quem pretende montar um centro atacadista ou distribuidor. Trouxemos, neste texto, algumas dicas para quem está começando no ramo, confira abaixo.

Entenda as diferenças

Antes de começar o plano de negócios é importante reforçar as diferenças entre fabricante, distribuidor, comerciante e consumidor.

O fabricante é a indústria que irá fabricar o produto que será comercializado. É quem faz a junção das ferramentas necessárias como matéria prima, mão de obra especializada e tecnologia para que o produto atinja a sua forma final.

O distribuidor é aquele que irá comprar em grande quantidade o produto do fabricante. Além disso, ele define as estratégias de distribuição gerenciando os produtos para sua carteira de clientes levando-os até o comerciante.

O comerciante adquire os produtos do distribuidor e revende para o consumidor por meio de lojas físicas ou virtuais.

Por fim, o consumidor é aquele que vai comprar ou contratar os serviços dos comerciantes sem a intenção de revender ou obter lucro.

Escolha o produto

Agora é o momento de montar um plano de negócios com o produto que você deseja trabalhar. Antes de escolher o produto defina qual será a área de atuação e obtenha o máximo de conhecimento sobre ela. Observe os valores praticados com preços, lucros, mercado, concorrência e qualidade.

A escolha do tipo de mercadoria que você irá distribuir é muito importante para analisar os riscos e benefícios do negócio. No início, é recomendado optar por produtos baratos e que tenham bastante demanda. Assim, você pode testar e adquirir conhecimento e experiência. Posteriormente, se você optar por outros produtos, já estará habituado  ao processo de distribuição.

Encontre uma fábrica

Após escolher o produto pesquise as fábricas mais próximas , aquelas que ofereçam os produtos na área que você optou. Ligue e agende visitas para conversar com setor comercial de cada uma delas. Verifique as informações que serão interessantes para o seu negócio, pergunte sobre a quantidade mínima por pedido, garantias, preços, formas de pagamento e detalhes importantes antes de realizar a compra. Assim você já começa a se preparar  para fechar negócio.

Analise o mercado

É importante fazer uma análise dos concorrentes para saber se o mercado é realmente favorável. Além disso, observe o local e o espaço onde o seu negócio funcionará. Você vai precisar de um espaço grande e de uma boa região, com fácil acesso,  para atender os clientes. 

Atente-se para logística

É preciso investir em serviços de qualidade e contratar bons motoristas para que o produto seja entregue com segurança. Ter um frota própria ou terceirizar a entrega são opções que deverão ser analisadas com critério e muita atenção.

Leia: Força de vendas: como formar uma boa equipe?

Carteira de clientes

Uma boa carteira de clientes é como um tesouro. Fidelizar e captar novos clientes é fundamental para manter o negócio sempre vivo. Cuide bem da sua lista, atualize sempre o cadastro mantendo-se próximo ao seu público.

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